sábado, 8 de abril de 2017

Movimentação de candidatos antecipa debate eleitoral no MA 

de O Estado 
                                                                                                                                                                               (arquivo internet) 
Faltando pouco mais de 18 meses para as eleições de 2018, os principais postulantes a governador já anteciparam o debate e a movimentação, com agendas distintas, mas todas voltadas para o mesmo objetivo. Enquanto o governador Flávio Dino (PCdoB) ocupa-se de uma agenda administrativa com foco na montagem de coligação, e a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) articula-se em Brasília, com avaliação de números e conversas com deputados e prefeitos, o senador Roberto Rocha (PSB) e a ex-deputada Maura Jorge (PTN) movimentam-se pelo interior.

Todos eles também conversam fortemente com lideranças partidárias, com objetivo de formar o palanque mais competitivo possível, aglutinando partidos com importante tempo de TV.

Único dos quatro principais candidatos ao governo a já definir uma agenda clara de pré-campanha, o senador Roberto Rocha já visitou nos últimos meses alguns dos principais municípios do Maranhão, sempre com agenda de forte conotação política. A última dessas agendas ele cumpriu em Imperatriz, na última sexta-feira, 7, quando inaugurou o seu escritório político na cidade.

Rocha já esteve também em Caxias, também com forte movimentação política. E articulou um intenso movimento de prefeitos em São Luís, em dois ventos vinculados à Codevasf, companhia federal que articula ações de desenvolvimento no Maranhão.

Outra que também aposta na peregrinação pelo interior é a ex-deputada Maura Jorge. Ela já esteve em Imperatriz, vários municípios da região tocantina e também no centro do Maranhão, sempre em eventos com forte conotação política.

Nos bastidores

Outros dois prováveis oponentes na disputa pelo governo – o governador Flávio Dino e a ex-governadora Roseana Sarney – atuam neste momento em articulação de bastidores.

Dino tem recebido lideranças políticas em seu gabinete, onde articula a montagem do seu palanque. Apesar de tentar manter o PSDB em sua base, ele sonha com uma chapa predominantemente de esquerda, com a participação de PT, PSB e PDT na aliança com o seu PCdoB.

Roseana, por sua vez, está radicada em Brasília, onde recebe senadores, deputados federais, estaduais e prefeitos maranhenses. É de lá que ela analisa os cenários e, mesmo sem ainda ter declarado se entra ou não na disputa eleitoral de 2018, mantém acesa a expectativa dos aliados que a visitam semanalmente.

Mas tanto Flávio Dino quanto Roseana devem iniciar ainda em 2017 uma agenda de compromissos no interior do estado. Cada um com seus aliados potenciais devem protagonizar eventos que marcarão, definitivamente, o cenário das eleições de 2018.