sábado, 12 de agosto de 2017

Governador inaugura obras, entrega equipamentos à agricultura familiar e anuncia serviços para Caxias 

Humberto Coutinho e Flávio Dino estarão juntos hoje em Caxias (foto arquivo)
O governador Flávio Dino estará em Caxias, neste sábado (12), para anunciar um pacote de obras e serviços, entre os quais, a entrega de equipamentos às comunidades agrícolas. Acompanhado por uma comitiva de secretários e autoridades locais, o governador anuncia as melhorias em solenidade realizada na Assunção Eventos, Avenida Santos Dumont, a partir das 10h.

O pacote de melhorias do Governo do Estado vai beneficiar milhares de caxienses da zona rural e sede. Estudantes da rede estadual recebem 24.142 fardamentos novos; ações de melhorias no abastecimento de água com assinaturas de ordens de serviço em diversas comunidades; e famílias produtoras rurais da região vão ser atendidas com entrega de equipamentos agrícolas para impulsionar a produção.

Fortalecimento da agricultura familiar

Serão assinadas ordens de serviço para perfuração de cinco poços artesianos, integrando o projeto de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA). Os sistemas consistem na captação de água por meio de poço artesiano com profundidade variável, considerando a localidade, e inclui rede de distribuição com caixa d’água e ligações domiciliares.

A meta do Governo é levar este modelo de abastecimento às áreas rurais, com o objetivo de garantir o fornecimento de água de boa qualidade para consumo. Os povoados caxienses contemplados com os sistemas de distribuição de água são: Jabuti, Baú de Cima, Lagoa da Pindoba, Canto Virado e Pau Pombo. A agenda inclui, ainda, a assinatura de ordem de serviço para construção de 25 cisternas escolares, com investimentos de R$ 344 mil.

Famílias rurais agricultoras também recebem kits de irrigação beneficiando 10 comunidades produtoras. São 17 itens agrícolas, entre eles, machado, carro de mão, pulverizador, capacete e conjunto para jardim; e oito produtos de irrigação, sendo bomba, tubos, micro aspersores, válvula de sucção, abraçadeira e outros.

Na ocasião, o governador lança o programa Mais Produção, que vai atender comunidades em Caxias. Os quintais produtivos são áreas que ficam nos arredores das casas usadas para o cultivo de frutas, verduras, ervas e plantas medicinais. O programa garante alimentação saudável para a família e serve como fonte de renda extra. Os contemplados são os povoados Estreito, Bacuri e Lamego.

Agricultores familiares da cadeia avicultora recebem a primeira parcela de recursos para serem investidos nas produções. Na lista, um total de 32 agricultores que estão aptos a receber os valores.

Saúde e Infraestrutura

A agenda do governador em Caxias contempla ainda médicos da Maternidade Carmosina Coutinho, com assinatura de Termo de Parceria para repasse de pagamento. Já na infraestrutura, Flávio Dino autoriza o início dos serviços para recuperação de estrada vicinal na cidade. Serão 25 quilômetros de vias que passam no povoado Nazaré do Bruno, com investimentos de R$ 629 mil.