quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Vereador Mario Assunção participa do I Encontro Regional de Conselheiros Municipais de Educação  


Acontece nesta quinta-feira (6), no plenário da Câmara Municipal de Caxias, o I Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação de Caxias. Entre os participantes do evento, o vereador Mário Assunção, que além de representar o Legislativo Municipal é conselheiro.

O parlamentar integrou a composição da mesa na solenidade de abertura da programação. Fazendo uso da palavra, Assunção frisou que: “o encontro é uma oportunidade de trocar experiências e, principalmente, passar por uma capacitação para entendermos a importância de um Conselho e fazer valer os direitos e deveres que ele preconiza dentro da formatação da educação do município”.

Com o tema “O papel dos Conselhos Municipais de Educação na garantia do direito à educação: perspectivas e desafios à luz da BNCC”, o I Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Educação de Caxias é promovido pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), com apoio da Prefeitura de Caxias, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).


Segundo o coordenador regional da UNCME, Nilo Pinheiro, “o evento visa mobilizar conselheiros municipais de educação, dirigentes municipais, educadores e entidades ligadas à educação da regional quanto aos desafios do Regime de Colaboração entre a União, Estados os Municípios na implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”.

“No Maranhão, somos quase 200 Conselhos Municipais de Educação, em torno de 3.000 conselheiros, buscando melhorar a qualidade social da educação dos municípios. Este é o 8º encontro que promovemos em 2018 com o fim de compartilhar informações sobre a formação dos Conselhos”, disse Emerson de Araújo, coordenador estadual da UNCME/MA.

De acordo com a secretária de Educação de Caxias, Ana Célia, “os conselhos municipais, também chamados de conselhos de políticas públicas, são ferramentas importantíssimas que possibilitam aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas em nosso país, em nosso Estado e mais precisamente em nossos municípios”.