quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

IFMA certifica 106 estudantes de cursos técnicos em Caxias 

Foram certificadas cinco turmas de alunos concluintes de cursos técnicos integrados e subsequente ao Ensino Médio

A cerimonia foi realizada na quadra poliesportiva da unidade de ensino  
Na última quarta-feira (20), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou a cerimônia de certificação de cursos técnicos de nível médio. Ao todo, 106 estudantes dos cursos técnicos em Administração (Integrado), Agroindústria (Integrado), Agronegócio (Subsequente), Agropecuária (Integrado) e Informática (Integrado) participaram do evento. A cerimônia foi realizada no ginásio poliesportivo da unidade de ensino e teve a participação de professores, servidores técnico-administrativos, colaboradores e familiares dos alunos.


O diretor-geral, João da Paixão, presidiu a cerimônia. Em seu discurso, ele destacou a importância da cerificação e parabenizou aos estudantes. “O IFMA comemora seus oito anos em Caxias promovendo educação profissional, científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã para o desenvolvimento sustentável. Atendendo a mais de dois mil estudantes, o Campus Caxias tem uma visão atenta às demandas regionais, buscando ser uma instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão, de referência nacional e internacional, indutora do desenvolvimento do Estado do Maranhão e do país como um todo. A articulação da teoria com a prática caracteriza os nossos processos formativos, que são voltados ao mundo do trabalho e à formação cidadã”, frisou. E continuou: “E, a partir de hoje, Caxias e o Maranhão recebem profissionais qualificados para o mercado de trabalho, mas, sobretudo, recebe cidadãos comprometidos”, disse. “É importante sempre lembrar e também destacar que vocês estão preparados para seguir a vida profissional e vida acadêmica. Na vida acadêmica, em conversa com colegas de outras Instituições de Ensino Superior, ouvir relatos positivos de que nossos ex-alunos são destaques nas graduações, pois a vivência da pesquisa e extensão no ensino médio garante-lhes um papel diferenciado em relação aos que chegam lá e vem somente do ensino médio regular”, concluiu.
A trajetória dos concluintes
Raimundo Araújo Santiago aos 38 anos conclui o técnico em Agronegócio. “É uma formação significativa, pois só nós sabemos das barreiras que tivemos que enfrentar para chegarmos aqui. É uma noite de realização, pois todo mundo realiza seu sonho”, comemorou.
“E é com esse sentimento de dever cumprido, peço que mesmo que suas pernas estejam doendo, não deixem de correr atrás daquilo que você procura, nunca deixem desvalorizarem quem contribuiu para que vocês dessem um passo a mais, e que a cada vitória, uma comemoração. A cada derrota, um aprendizado, mas acima de tudo, a cada momento, uma recordação e uma linha a mais no livro de nossas vidas”, declarou o aluno Lailson Cardoso Assunção, dirigindo-se aos colegas do curso de Informática.

Bruna Dutra da Silva representou os concluintes do curso de Agropecuária. Em seu discurso, a aluna destacou a trajetória de três anos na Instituição. “Como todos sabem a vida é feita de fases, um ciclo após o outro. Hoje, encerramos um ciclo da melhor forma possível”, destacou. “Foram anos colecionando aprendizados. O primeiro e mais importante, foi aprender a ser uma família, que sempre foi unida e estava ali para acolher em todos os momentos. E essa família fez sentir que tudo podia melhorar. Acumulamos muitos agradecimentos nessa trajetória. Agradecimentos aos nossos professores pelos conhecimentos que nos passaram, pelo ombro amigo e conselhos para toda a vida; agradecer ao IFMA nos mostrou que mais fortes do que imaginamos”, disse.
O pai de Bruna Dutra, seu Francisco Lopes da Silva (foto acima), não escondia a alegria pela conquista da filha. “No mundo que nós estamos vivendo hoje, ver a filha saindo do ensino médio e passando direto pra faculdade é uma felicidade muito grande”.
O diretor de desenvolvimento educacional, Raimundo Filho, destacou as expressivas aprovações dos alunos nos vestibulares e no acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). “Isso é, sobretudo, uma prestação de contas do uso que fazemos dos recursos públicos”.