quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Hospital Geral de Timbiras realiza cirurgia para tratamento de doença arterial periférica


Na semana passada aconteceu no Hospital Geral de Timbiras uma cirurgia para tratamento de doença arterial periférica (DAP). A doença arterial periférica (DAP) prejudica a circulação do sangue nas pernas e provoca, entre outras coisas, dor na hora de caminhar. Na maioria das vezes, a obstrução ocorre quando há acúmulo de placas de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos, além de excesso de inflamação no local. Com isso, a passagem do sangue se estreita até chegar em estágios mais graves com obstrução total. Em última instância, o bloqueio pode levar até a amputação do membro. 
“Essa paciente precisou fazer o procedimento por apresentar lesão crônica no pé esquerdo e dor intensa que já não melhorava nem com uso de morfina", explica o diretor do Hospital Geral de Timbiras, enfermeiro Sansão Pinheiro. 
A paciente M.R.E.S (foto acima), tabagista e hipertensa, de 70 anos, moradora da zona rural de Caxias, passou pelo procedimento no serviço de cirurgia especializada do Hospital Geral de Timbiras.  
“Por ser uma cirurgia de grande porte e exigir equipe treinada para tal procedimento, a paciente normalmente seria transferida para São Luis, iria enfrentar um longo tempo de espera e caso a cirurgia não fosse realizada restaria apenas a opção de amputação do membro", pontuou Sansão. 
Com a realização do procedimento cirúrgico o sofrimento da paciente M.R.E.S foi reduzido. Ela já se encontra em casa, recuperando-se muito bem. "Foi apenas mais um caso dos muitos em que a população da região teve acesso a saúde digna e de qualidade. A cirurgia que foi realizada é motivo de muito orgulho para nós do Hospital Geral de Timbiras. Só temos agradecer a Deus, ao governador Flávio Dino e ao secretário Carlos Lula pelo que está sendo feito em prol da população da região Leste-cocais", finalizou o diretor da unidade hospitalar, Sansão Pinheiro.