sábado, 20 de novembro de 2021

São João do Sóter: U.I.M. Lourdes Itapary promove evento alusivo ao Dia da Consciência Negra 

A  U.I.M. Lourdes Itapary Moreira  situada à margem esquerda da MA 127 KM 30 que liga as cidades de  Caxias a São João do Sóter realizou na tarde do dia  19 de novembro  uma  atividade pedagógica intitulada: SARAU AFRO BRASILEIRO com o tema:  Identidade  e a luta contra o preconceito em comemoração ao dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. 

O evento ocorreu na praça do povoado Pedras com a participação de alunos , pais,  professores, gestão e toda comunidade. 

Segundo o coordenador da escola prof. Valter Alves,"Esta atividade é de grande relevância para todos e já faz parte do projeto político da escola e que atende os dispositivos legais da Lei 10.639 de janeiro de 2003 que altera a Lei 9.394 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e base da Educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira. E esta atividade visa  elevar o conhecimento dos educandos  para que não  reproduzam atitudes e falas que promovam o desrespeito e o preconceito".

Os alunos apresentaram contos, biografias, músicas, personalidades negras e declamaram diversos poemas,  dos mais variados autores  entre eles poemas de Walter Berg ( pseudônimo do professor, poeta sotense Valter Alves da Silva) homenageado pelas professoras Cleidiane  Andrade e Maria Ires Brito, Professor Elbarth Jesus e Lilia Rios.  A diretora professora Arlene Santos  disse que celebrar esse dia é importante para refletir e orientar melhor os alunos  sobre a escravidão, racismo, preconceito e diversas outras formas de magoar ou desvalorizar o ser humano por considera-lo inferior ou menos capaz. 

O supervisor educacional professor Cristiano Oliveira ressaltou que as apresentações socializadas visam reafirmar a aceitação da Identidade racial e combater o preconceito, mas principalmente  despertar o sentimento de pertencimento  a uma luta contínua pela liberdade.