quinta-feira, 26 de setembro de 2019

A importância do crédito para fomentar a agricultura  


No momento em que o Brasil passa por uma crise financeira e ideológica sem precedentes, os menos desfavorecidos sofrem bastante. A agricultura familiar, que pelo próprio nome é apenas para dar subsídios de sobrevivência aos pequenos produtores rurais, está sofrendo bastante com o desaparelhamento dos órgãos que dão apoio a essa classe. 

O Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) no ano de 2019 não realizou nenhuma desapropriação no estado do Maranhão e, pior, não possui recurso para seus técnicos poderem visitar e acompanhar os assentamentos implantados. Assim, os assentados ficam a mercê da falta de assistência técnica e dos benefícios, como o PRONAF, que dependem da aprovação do Incra.

Já o município de Caxias, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, conseguiu um fato inédito: aprovação pelo Conselho Municipal e Conselho Estadual do Crédito Fundiário de cinco propostas para a aquisição de mais de 1.500 hectares de terra para os agricultores familiares. 

O feito local necessita ser louvado pelo quadro econômico e social que o país passa. Os agentes participantes estão de parabéns e esperamos que, o mais rápido possível, esses produtores possam disponibilizar a sua produção para ser comercializada em Caxias, reduzindo nossa dependência de frutas, verduras e hortaliças de outras cidades e estados.

Fonte: da coluna do vereador Mário Assunção no Portal Noca