domingo, 1 de dezembro de 2019

"Não se mexe em time que está ganhando", diz Catulé 


Blog do Ricardo Marques Questionado por este redator se haverá repetição da chapa majoritária à reeleição do prefeito Fábio Gentil (PRB), mantendo-se o atual vice Paulo Marinho Jr (PP), o presidente da Câmara Municipal de Caxias (MA), vereador Catulé (PRB), disse que “não se mexe em time que está ganhando”. Na avaliação do experiente parlamentar, a base aliada tem esse mesmo entendimento, embora admita que “em política nada é definitivo”.

Em entrevista durante o #SQN (Hashtag Só Que Não) da rádio Sinal Verde FM (103,3Mhz – Caxias/MA), que vai ao ar todos os sábados, a partir do meio-dia, o presidente da CMC explicou que concurso público da Casa – que chegou a ser anunciado – não foi realizado porque não houve interesse de nenhuma organização de credibilidade e suporte técnico para a realização do processo, mas que ainda não desistiu de realizar, “até por compreendermos ser um dever de todo parlamento”.
Sobre a possibilidade de aumento de 19 para 21, no número de vagas na Câmara de Caxias, o presidente disse ser contra, sob o argumento de que quantidade não expressa qualidade; mas foi taxativo ao afirmar que “a decisão pertence a maioria, e o que a maioria decidir será acatado pela Mesa Diretora”.
O presidente disse estar atento para não virar ficha-suja, ao final do mandato. Ele lembrou que a grande maioria dos ex-presidentes de câmaras municipais em todo o Brasil restaram inelegíveis, após deixarem os seus mandatos. “Nem todos foram corruptos, o problema está na falta de uniformidade das regras que balizam as administrações dessas Casas, onde cada câmara municipal tem um modelo de prestação de contas, o que, no final, é um risco para todos, pois cada conselheiro de tribunal entende de um jeito diferente”. Catulé revelou que desde que virou presidente, o legislativo municipal de Caxias tem devolvido dinheiro ao erário a fim de evitar problemas futuros. “Só no ano passado devolvemos mais de R$ 200 mil”.
Catulé avaliou o governo Fábio Gentil como positivo. Disse que os acertos estão em toda parte e destacou como exemplo o cuidado com a cidade, “as praças e demais logradouros ganharam vida, o que ajuda a elevar a autoestima dos caxienses”. Mas afirmou que o mandatário municipal deveria ter feito algumas mudanças no seu secretariado onde alguns nomes deixam a desejar. “Uma reforma é sempre importante, até para motivar toda a equipe a trabalhar sempre mais e melhor”.