terça-feira, 10 de agosto de 2021

Escritor caxiense é eleito para a Academia Maranhense de Ciências 

A Academia Maranhense de Ciências, em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 6 agosto de 2021, sexta-feira, elegeu como membro efetivo o jornalista, escritor e administrador Edmilson Sanches (foto acima). O jornalista, nascido em Caxias e com larga prestação de serviços a Imperatriz, será o primeiro ocupante da Cadeira nº 38, que tem como patrono o escritor, advogado e cientista (etnógrafo) Antônio Gonçalves Dias, também caxiense.
Edmilson Sanches foi indicado pelos acadêmicos Allan Kardec Duailibe Barros Filho, José Augusto Silva Oliveira e Sálvio Dino Jr. Allan Kardec é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem mestrado e doutorado em Information Engineering, no Japão, onde também fez pós-doutorado; é professor titular da UFMA e foi diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). José Augusto Silva Oliveira, professor universitário e engenheiro agrônomo, foi reitor por dois mandatos na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); tem mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa e foi membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Sálvio Dino de Castro e Costa Junior é advogado, com pós-graduação em Direito Processual Civil, Ciências Penais e Direito Urbanístico e Ambiental, além de estudos de mestrado em Ciências Jurídicas em Lisboa (Portugal).
O novo membro eleito da Academia Maranhense de Ciências Edmilson Sanches é autor de dezenas de livros nas áreas de Administração, Comunicação, Desenvolvimento, História e Literatura, tendo sido professor universitário e palestrante em diversos Estados brasileiros. Graduou-se em Administração Pública, Letras e Contabilidade (técnico) e tem pós-graduação e aperfeiçoamento em Administração (Empresarial e Pública), Comunicação e Desenvolvimento Regional entre outros cursos, realizados no Maranhão, Ceará, Brasília e São Paulo. Sanches é membro do Conselho Regional de Administração, Conselho Regional de Contabilidade, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, além de membro titular e correspondente de Academias de Letras do Maranhão, Pará, São Paulo e Espírito Santo.
A Academia Maranhense de Ciências (AMC) foi fundada em 2008 e é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do país, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. Com um quadro atual de 40 membros no total, a Academia Maranhense de Ciências é uma das associações de cientistas no país e reconhecidamente prestigiosa. O “site” da AMC na Internet é: amc-ma.org .