terça-feira, 24 de maio de 2022

Prefeitura de Caxias e Governo do Estado anunciam Hospital de Traumatologia e Ortopedia, Policlínica e UPA Veterinária 

A gestão municipal reforçou ainda mais a parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado. Nesta segunda-feira (23), o secretário Estadual de Saúde, Tiago Fernandes, com sua equipe, esteve na cidade de Caxias (MA), ao lado do prefeito Fábio Gentil, em visita técnica aos espaços onde serão as futuras instalações de uma Policlínica e do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO). Além disso, a cidade também vai ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento Veterinária (UPA Veterinária). As unidades têm previsão de inauguração já no mês de julho de 2022.

As visitas se estenderam aos prédios da Clínica Sorrir, no bairro Cangalheiro; Policlínica de Atendimento Médico (PAM), e ainda ao Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão.


O prefeito de Caxias, Fábio Gentil agradeceu a parceria com o Governo do Estado para os avanços na saúde de Caxias e região. “Viemos aqui enaltecer essa atitude com a abertura da Clínica Sorrir, que logo vai estar preparada para atender a população da região, a policlínica, que é a parte ambulatorial das consultas especializadas, e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO). Além disso, vamos ampliar o serviço do Hospital Regional de Caxias, porque isso vai facilitar que toda região seja atendida com a qualidade muito melhor do que já vem acontecendo. Anuncio também que Caxias será a primeira cidade do interior do Maranhão que terá uma UPA veterinária 24h. A parceria com o Governo do Estado tem contribuído muito para que os avanços da saúde cheguem à população”, destacou.


Tiago Fernandes, secretário de Estado da Saúde, falou sobre os novos serviços que serão implantados no município. “A adequação do prédio já começa esta semana, para que a Policlínica seja inaugurada até o dia 2 de julho. Para o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) nós também visitaremos hoje o espaço em que vai funcionar, para que o período de adequação seja iniciado nos próximos dias. Por determinação do governador Carlos Brandão, haverá continuidade das ações de saúde e também dos avanços, como a Policlínica, o HTO, bem como a ampliação do serviço de oncologia no Hospital Regional de Caxias“, disse.

Mônica Gomes, secretária Municipal de Saúde, destacou a importância dos novos serviços para a Região Caxias. “A implantação de um Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) para a Região Caxias é de suma importância, porque nossa maior demanda de internação hospitalar e de traumas é exatamente os traumas ortopédicos, nós vamos desafogar a região que hoje tem mais de 50% de sua internação por problemas ortopédicos. Já a Policlínica vem como um serviço complementar na rede, nós já temos uma unidade e virão novas especialidades”, frisou.

“Com muita alegria nós estamos em Caxias para trazer o anúncio para população sobre a nossa Policlínica. Essa unidade vem trazer um serviço ambulatorial com uma série de especialidades, estamos trabalhando para que esse arranjo seja o mais completo possível”, comentou Marcelo Duailibe, presidente da EMSERH.


Ricardo Rodrigues, presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal, falou sobre a chegada de mais dois serviços de saúde em Caxias. “É fundamental ter esses dois centros de saúde chegando no município, um para cuidar de traumas, como acidentes e outro uma policlínica. Isso mostra que a parceria do município e do Governo do Estado, é benéfica para nossa população”, frisou.

“Hoje é um momento muito importante para toda Região de Caxias, estamos recebendo o nosso secretário de Estado da Saúde que veio visitar a implantação dos novos serviços, que vêm engrandecer a nossa saúde e melhorar o nosso serviço”, disse Rita Paz, Gerente Regional de Saúde.

Ermando Filho, diretor do Hospital Regional de Caxias, também destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caxias. “Foi uma visita providencial do Secretário do Estado de Saúde, junto com sua comitiva, que vieram fazer uma observação de como se processará as novas aquisições para o município, ganharemos um hospital especializado em trauma e uma policlínica especializada. O caxiense tem muito a ganhar, sempre digo que essa parceria foi muito boa, nós nos enchemos de esperança que a saúde de Caxias melhorará 100% depois desta união”, finalizou. (Ascom/PMC)