domingo, 2 de março de 2014

Luis Fernando Silva assina ordem de serviço para pavimentação da Estrada do Arroz



unnamed (14)O secretário de Estado de  Infraestrutura, Luis Fernando Silva, autorizou, na sexta-feira (28), o início das obras de pavimentação da Estrada do Arroz (MA 386), no trecho do entroncamento BR – 010 até Imperatriz/ Cidelândia, totalizando 57,10 km. O início da obra representa a realização de um sonho antigo dos produtores locais, dos moradores das cidades vizinhas e de mais de 25 comunidades instaladas ao longo da rodovia e das estradas vicinais.
Acompanhado dos prefeitos Sebastião Madeira (Imperatriz) e Ivan Antunes (Cidelândia), Luis Fernando assinou a Ordem de Serviço da obra que conta com investimentos da ordem de R$ 43.364.996,84, e interligará por asfalto os dois municípios, além dos povoados Esperantina, Açaizal, Matança, Olho d’Água, Coquelândia, São Félix e Petrolina.
Luis Fernando Silva ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento da Região Tocantina.
A estrada beneficia milhares de agricultores familiares que moram na região e que durante o período de chuva ficavam impedidos de escoar a produção. A estrada vai garantir, também, o direito de ir e vir de todos os cidadãos, além de promover a valorização do imóvel de quem mora na margem da rodovia e autoestima resgatada – acentuou Luis Fernando.
Além da pavimentação incentivar as produções agrícola e industrial na região, o secretário destacou a importância social do investimento.
Essa estrada tem um impacto grande na educação, na saúde, na segurança, na produção e geração de emprego e renda para todas as famílias que moram aqui. A estrada reduz o custo do frete da produção agrícola, e passa na porta do maior empreendimento industrial da região, a Fábrica da Suzano de Papel e Celulose, que emprega milhares de maranhenses na Região Tocantina.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, lembrou que a obra vai melhorar a vida das pessoas.
Essa estrada é um sonho de muitas pessoas que hoje está sendo realizado. A Estrada do Arroz vai mudar radicalmente a vida das pessoas, com ela será possível chegar em apenas 20 minutos a Imperatriz - afirmou.
A Estrada do Arroz tem investimentos da ordem de R$ 43.364.996,84. A obra prevê a pavimentação de toda a extensão da via, com 57,10 km; a construção de pontes de concreto sobre riachos, substituindo as pontes antigas de madeira; além de drenagem superficial e profunda com a construção de galerias.
Ela é a primeira das estradas da produção, contempladas por meio dos investimentos do Programa Viva Maranhão, de desenvolvimento do Estado, a ser iniciada. O prazo de conclusão da obra é de 240 dias. Em sua área de influência se encontram diversas comunidades agrícolas.
A Estrada do Arroz  também é utilizada com frequência não só pelos moradores locais como via de tráfego para ir às escolas ou ao trabalho, mas também pelos comerciantes locais, que a utilizam para garantir as vendas e seus lucros, que beneficiam a região, fortalecendo o crescimento econômico de diversos povoados.
Essa é a estrada da produção da zona rural, estrada que gera riqueza, agricultura, gera produção agrícola, e é um divisor de águas na qualidade de vida da Região Tocantina – confirmou o secretário Luis Fernando.
unnamed (13)Em junho do ano passado, o secretário Luis Fernando esteve no povoado Coquelândia, onde apresentou o projeto da Estrada do Arroz aos moradores dos nove povoados situados ao longo da via. O objetivo da audiência foi apresentar aos cidadãos como a estrada seria feita e ouvir sugestões também, para que a estrada atenda as necessidades da comunidade.