segunda-feira, 28 de julho de 2014

Feriadão a vista

Caxias comemora no dia 01 de agosto 191 anos de adesão a Independência
do Brasil
Depois de algumas folgas durante o período da Copa do Mundo no Brasil, como boa parte dos demais brasileiros, os trabalhadores caxienses terão mais um feriadão prolongado no próximo final de semana.
Na próxima sexta-feira, 01 de agosto, comemora-se à Adesão de Caxias, a Independência do Brasil, é feriado municipal nesta data ou seja, o caxiense terá a sexta-feira, sábado e o domingo livres.
Historia
No dia 07 de setembro de 1822, o imperador Dom Pedro I, com o conhecido “Grito do Ipiranga”, proclamou definitivamente a Independência do Brasil. Curioso é o fato do Maranhão só ter aderido à Independência praticamente um ano depois, ou seja: em 28 de julho de 1823, mesmo assim com a resistência dos comerciantes portuguesas os quais mantinham grandes ligações com a coroa da Metrópole.
Mas as tropas de Portugal depois de cercadas por terra e mar, acabaram por se render, e o Maranhão, a partir de 28 de julho de 1823, deixou de ser estado colonial de Portugal, tornando-se província do Império do Brasil.
Caxias foi um dos maiores focos de resistência portuguesa no Maranhão. A capital São Luis aderiu a Independência do Brasil na data de 28 de julho de 1823 e no dia 01 de agosto  do mesmo ano Caxias não mais resistiu e fez sua adesão a Independência do Brasil. 
O tenente português João José da Cunha Fidié, resistiu enquanto pôde. A historia conta que foi pelo Morro do Alecrim ou das Tabocas a invasão das tropas brasileiras em Caxias e pela rua 01 de agosto, chamada naquela época de caminho dos jesuítas, os soldados chegavam na igreja da Matriz. Era o fim da resistência de onze meses ao governo de Dom Pedro I