segunda-feira, 14 de julho de 2014

Insegurança nas agências dos Correios preocupa funcionários e usuários 

O clima de insegurança em agências dos Correios no Maranhão inquieta funcionários da estatal e usuários dos serviços. Na semana passada, uma agência na cidade de Imperatriz foi assaltada:os bandidos fizeram reféns e roubaram dinheiro, além de equipamentos e celulares. Foi o segundo crime registrado na mesma agência em dois meses.
Em Governador Edison Lobão, município localizado a 30 km de Imperatriz, o atendimento ao público foi suspenso desde o último assalto, há quase 20 dias. Dinheiro, cofre e computadores foram levados pelos bandidos. Nos últimos dois anos, foram seis assaltos.
Além desses, foram registrados outros oito assaltos nos últimos meses. De acordo com a diretora-adjunta dos Correios no Maranhão, Janaína de Freitas, a situação preocupa a empresa. "Porque nós lidamos com vidas, vidas dos nossos colaboradores, vidas dos nossos clientes, mas nós temos várias ações. Ano passado, somente em segurança, investimos R$ 6,9 milhões. Até 2015, nós temos mais R$ 3 milhões que já estão orçados para itens de segurança. Nós temos buscado parcerias com o Comando da Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal a fim de minimizar isso, de tirar esses bandidos de circulação, verdadeiramente, para dar essa tranquilidade a todos", disse em entrevista a um Portal. 
O que atrai os bandidos é a quantia movimentada por alguns serviços oferecidos pelos Correios. A diretora-adjunta esclarece, no entanto, que algumas medidas já foram tomadas para reduzir, ao máximo, o volume de dinheiro nas agências. "Os Correios lidam, hoje, com dinheiro; lidam com as encomendas; lidam com o serviço postal; com serviços bancários, de abertura de conta, depósitos e saques; mas nós temos parcerias para estarmos com menos valores dentro da agência. Temos parceria com o Banco do Brasil, que passa, regularmente, para fazer a sangria do dinheiro nos cofres; cofres com retardo; temos o mínimo de dinheiro na agência, mas, ainda, é atrativo para os bandidos", explica.
Portas giratórias
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Maranhão realiza vistorias em agências no Estado e cobra a instalação imediata de portas giratórias. "Nós já tivemos agências com porta giratória que foram assaltadas. Também temos agências bancárias com porta giratória e vigilância armada assaltada. Então, é uma ação conjunta. Pode inibir, sim, mas resolver, verdadeiramente, somente a polícia pode resolver, prendendo, tirando essas pessoas, e nós damos todo o apoio a eles, com imagens, com informações", contesta Janaína de Freitas.