sábado, 12 de julho de 2014

Pela 4ª vez na historia dos Mundiais, Brasil disputa o 3º lugar

A Seleção Brasileira encara na tarde deste sábado no estádio Mané Garrincha (Brasilia) sua dura realidade: enfrenta a Holanda na disputa do terceiro lugar na Copa do Mundo 2014. Mais do que um prêmio de consolação, encerrar com vitória a participação como anfitrião do Campeonato é uma necessidade para quem busca dignidade. Será o primeiro jogo da equipe que já era marcada  por chorar demais e, na terça-feira, derramou lagrimas de desespero ao cair na semifinal perdendo por 7X1 da Alemanha no Mineirão. 

Na história das Copas, será a 4ª vez que o Brasil irá disputar o 3º lugar, antes havia sido em 1938; 1974 e 1978. Neste tipo de disputa a Seleção Brasileira foi derrotada apenas em 74, quando perdeu para a Polônia por 1X0 e ficou em 4º lugar. Este jogo inclusive ficou marcado pela briga no vestiário, entre o goleiro Leão e o lateral-esquerdo Marinho Chagas. O arqueiro responsabilizou o defensor pelo gol polonês marcado por Lato.

A ultima participação brasileira na disputa do terceiro lugar foi na Copa da Argentina - 78. O Brasil disputou com a Itália e venceu de virada por 2X1 ficando com o titulo de "campeão moral", já que o escrete canarinho encerrou de forma invcta a campanha do Mundial na casa do hermanos e, somente perdeu a vaga na final, após a marmelada feita pelo Peru que entregou o jogo para os argentinos. Todos sabem, a Argentina para ultrapassar os brasileiros no saldo gols, precisava vencer os peruanos por uma diferença de 4 gols e facilemente conseguiu, venceu por 6X0.

Veja fotos das equipes do Brasil que disputaram o terceiro lugar em Copas:

Seleção Brasileira - 1938 na França - 3º lugar


Seleção Brasileira - 1974 na Alemanha - 4º lugar
Campeão moral, Brasil - 1978 - Copa na Argentina - 3º lugar invicto