sexta-feira, 11 de julho de 2014

Saae altera horário para lavagem das Eta’s Volta Redonda 1 e 2



O SAAE/Caxias altera dia e hora para a limpeza de todo o sistema de produção das ETA’s Volta Redonda 1 e 2. A lavagem dos filtros, floculadores e decantadores será realizada nesta sexta-feira (11), das 20h às 4 horas da manhã. A mudança foi motivada para não causar maiores transtornos às famílias caxienses. Antes as lavagens eram realizadas aos domingos durante todo o dia.

As paralisações programadas para lavagem dos flocodecantadores e filtros são necessárias para manter a qualidade da água distribuída dentro dos padrões exigidos pela Portaria do Ministério da Saúde N° 2.914 de 12/12/11. Para tanto, os consumidores/usuários devem se prevenir reservando água para os momentos de desabastecimento. Ao contrário do serviço de fornecimento de energia elétrica, a distribuição de água demanda maior tempo para que toda a rede e residências estejam com o fornecimento restabelecido, por isso a necessidade de reservação.

Para que fosse possível implementar esta melhoria, foi necessária reestruturação da iluminação em torno dos equipamentos que serão lavados e aquisição de refletores móveis. Além, de remanejamento de pessoal para realizar o trabalho.

O coordenador de Produção e Qualidade da Água, engenheiro Arnaldo Arruda, reforçou o desafio que a mudança causou no tocante à estruturação da ação e envolvimento de pessoal. Segundo ele, "executar este serviço não é simples, e no período da noite ele passa a ser mais desafiador. Mas com o empenho de todos e as modificações técnicas realizadas teremos sucesso na ação e os resultados serão sentidos pela comunidade".

O diretor geral da autarquia SAAE/Caxias, engenheiro Carlos Alberto Martins, percebe a maior demanda e exigência por fornecimento da água sem interrupções feita pela comunidade. "O SAAE/Caxias procura sempre se adequar às exigências e crescente demanda por água potável. Por esse motivo sempre apoiamos e incentivamos mudanças positivas dentro dos processos de produção e distribuição de água à comunidade. Sempre diminuindo os impactos das necessárias paralisações no cotidiano da população”, declarou o diretor do SAAE.

O diretor geral do SAAE lembrou, ainda, que essa cobrança por melhorias no abastecimento de água em Caxias é feita, também, pelo prefeito Leonardo Coutinho.

com informações do SAAE