quarta-feira, 20 de agosto de 2014

OMS diz: Maranhão está entre os 8 estados em alerta devido ao tempo seco 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Maranhão é um dos oito estados brasileiros com municípios em alerta por causa do ar seco. Sem chuvas, a umidade relativa do ar fica baixa, em torno de 40%, quando deveria estar próximo aos 60%.
Com a umidade baixa, é preciso uma atenção especial, principalmente com as crianças, que são as que mais sofrem nesse período. Medidas simples podem prevenir doenças respiratórias, típicas dessa época.
“O clima muito seco resseca a mucosa, o ar apresenta vários poluentes, porque como não chove, o ar não fica limpo”, explica a pediatra Dilma Farias. A médica faz um alerta, ainda, para o uso do ar condicionado. “O ‘ar’ resseca o ambiente e, com isso, ele desidrata, o que acaba ressecando, também, a mucosa”, alerta.
Eleinise Rodrigues é mãe de Giovana e precisou levar a filha ao médico por conta dos problemas respiratórios trazidos pela baixa umidade. “Percebi o problema a partir do momento que ela me acordou reclamando que não conseguia respirar, que estava com febre e vomitando muito”, explica.
Para a prevenção de doenças respiratórias, é importante beber água e sucos naturais, comer alimentos frescos, manter a casa limpa, evitar banhos quentes em crianças, usar creme hidratante, evitar contato com pessoas gripadas e manter a vacinação em dia.
Baixa umidade em alguns municípios. 

A maioria dos municípios maranhenses estão em alerta no Maranhão por causa do tempo seco. A falta de chuvas e a baixa umidade do ar aumentam a poeira, também, estão provocando problemas respiratórios na população.

A poeira é um problema constante, principalmente, das pessoas que moram em ruas sem pavimentação. “A gente anda tossindo muito, tendo sinusite por causa da poeira”, reclama a dona de casa Regina Carvalho. 
“O tempo seco não é capaz de gerar doenças novas, mas dificulta o controle de algumas doenças e tornar alguns sintomas mais expressivos. Como, principalmente, sintomas respiratórios”, explica um pneumologista.
Sobre as funções das narinas na filtração e umidificação do ar, o médico alerta para o hábito  de respirar pela boca, uma das situações que costumam agredir bastante as vias aéreas. “Falamos  muito de sintomas nasais, e quando o nariz fica ruim isso é péssimo para os pulmões. Se o paciente tem rinossinusite, por exemplo, o nariz deixa de funcionar e ele passa a respirar pela boca e boca não foi feita para respirar”,  alerta.