sábado, 23 de agosto de 2014

Policia Federal apura crimes contra a Previdência Social

Em dois anos, mais de 100 pessoas foram presas suspeitas de praticar crimes contra a Previdência Social no Maranhão. As quadrilhas usam documentos falsos e, assim, adquirem benefícios do INSS.

Na última sexta-feira (22), a Polícia Federal, juridição de Caxias prendeu em flagrante 3 mulheres, no momento em que elas se dirigiam para a agência do INSS, que fica localizada na avenida Otávio Passos. Duas delas tentavam se aposentar utilizando documentos falsos. A outra queria requerer o salário maternidade.

Na investigação, a polícia descobriu a falsificação de documentos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias, que é presidido pelo vereador Neto do Sindicato. Em nota, o STTR informou que não tem nenhum envolvimento com a falsificação de documentos, acrescentando que sempre colaborou com a Polícia Federal nas investigações neste tipo de caso.

Nos últimos dois anos, a Polícia Federal (PF) abriu mais de 300 inquéritos para apurar crimes contra a Previdência Social. A maioria das fraudes foi para conseguir benefícios como aposentadoria, pensão por morte, amparo social a idosos e salário maternidade.

Em Caxias, são registradas mensalmente 50 ocorrências de fraudes contra o INSS, a maioria são de empréstimos consignados, onde o titular do benefício afirma não ter autorizado a transação financeira.

De acordo com o delegado federal, Valdener Soares, as quadrilhas alteram dados, falsificam documentos e criam beneficiários fictícios para lesar a previdência.

No caso das 3 mulheres presas, elas responderão pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos e formação de quadrilha. Os nomes não foram divulgados para não atrapalhar as investigações que possam identificar outras pessoas envolvidas no crime.

com informações do Portal Noca