terça-feira, 5 de agosto de 2014

Vereadores retornam ao plenário vereador Edson Vidigal 
Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias            [foto de arquivo] 
Dos 19 vereadores da atual legislatura, 13 compareceram à reabertura dos trabalhos legislativos na segunda-feira, 04, neste segundo semestre, após o recesso parlamentar. Foi uma sessão ordinária simples e, porquê não dizer relâmpago. Pela falta de inspiração dos edis, a primeira sessão pós recesso durou 26 minutos, muito pouco para um município com problemas a serem resolvidos em alguns setores. 

Sem nenhuma temática para ser debatida na ordem do dia, os parlamentares se limitaram ao usar a palavra no pequeno expediente.

A presidente Ana Lúcia Ximenes (PT do B), iniciou os trabalhos e concedeu a palavra para quem quisesse fazer uso. O veterano vereador Antonio Luis (PSB), se manifestou e enfatizou afirmando que o segundo semestre legislativo será bastante proveitoso, independente do período eleitoral, onde parte dos parlamentares está focada em trabalhar nas bases com vistas ao pleito de outubro.

Antonio Luís também suscitou o tema fundiário. Ele afirmou que o município trabalha no sentido de regularizar as propriedades na zona urbana. O assunto também foi analisado pelo vereador Luis Lacerda (PPS), que vê dificuldades nesse sentido. O parlamentar disse que dos mais de 44 mil imóveis, metade estaria do lado esquerdo da margem do Rio Itapecuru, terra de propriedade da Diocese, que estaria tentando repassar a responsabilidade para a prefeitura.

O vereador Jerônimo Cavalcante (PP), voltou a tecer críticas aos bancos no município e garantiu que vai acionar judicialmente todas as agências, para fazer cumprir a Lei da Fila, que prevê atendimento em no máximo 30 minutos. O blog adianta que é bom o edil Cavalcante entrar com ação também contra os bancos pelas constantes falta de dinheiro nos terminais de auto-atendimento nas agências bancarias nos finais de semana, deixando muitos clientes prejudicados.

Do lado oposicionista, as vereadoras Taniery (PRTB) e Benvinda Pereira (PMDB), reclamaram das constantes ausências de vereadores na Câmara, que no primeiro semestre, impediu a realização de 30% das sessões previstas.

"Nós estamos aqui para exercermos nosso trabalho para o qual o povo nos elegeu", disse Taniery.

Antes de dar por encerrado os trabalhos, Ana Lúcia Ximenes relatou que já estão prontas as reformas do Regimento Interno da Casa, e salientou que ainda há tempo para emendas. Ela ventilou a possibilidade de aumentar de 2 para 3 o número de sessões por semana.

Quanto às constantes ausências dos parlamentares ela enfatizou. "O vereador tem o direito, desde que justificada, faltar na sessão. Essas faltas são computadas e o comportamento de todos, inclusive falando-se em ausências é previstas penalidades no novo código de ética e regimento interno".