sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Representantes da Guarda Municipal de Caxias participam de curso na Bahia 


O comandante da Guarda Municipal de Caxias, Moisés Holanda, juntamente com a inspetora Roseane Costa, estiveram representando a cidade de Caxias no curso “Convivência e Segurança Cidadã” realizado em Salvador, na Bahia. O curso é uma iniciativa do Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD.

Serão ao total, 07 cursos em diferentes regiões do país, com duração de 40 horas, distribuídas em cinco dias. Este curso em específico, ocorre de 14 a 19 de setembro, com 70 participantes dos estados brasileiros da Região  Nordeste.


Ademais, com o intuito de instrumentalizar os gestores para o desenvolvimento de planos locais integrais de segurança cidadã qualificando a gestão local, os participantes iniciaram durante o curso, a elaboração de um projeto de prevenção à violência. Ao final dos sete cursos pelo Brasil serão selecionados 14 projetos a serem financiados pela SENASP.

Nesse sentido, o prefeito de Caxias, Leonardo Coutinho, viabilizou a participação do gestor da Guarda Municipal a fim de aprofundar seus conhecimentos na área de segurança cidadã, com intuito de disseminar boas práticas nas ações de segurança preventiva no seio da corporação, beneficiando a relação com a comunidade caxiense.

MAIS

O curso propõe uma análise da Segurança Pública a partir do enfoque integral de Convivência e Segurança Cidadã, objetivando o melhoramento das políticas locais. Sua metodologia foi desenvolvida pelo escritório do PNUD, partindo de estudos e análises de casos nas áreas mais conflagradas pela violência.

Em 2009, o Ministério da Justiça, em parceria com o PNUD, ofertou este curso no âmbito da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Agora, em 2014, o foco foi a participação dos gestores de Segurança Pública, em especial os gestores municipais, abordando os seguintes tópicos:

* Segurança Cidadã, Governabilidade Democrática e Desenvolvimento Humano;

* Participação Cidadã;

* Comunicação e Mobilização;

* Gestão da Política Pública de Segurança, com Ênfase na Gestão Local;

* Formação e Modernização da Atuação Policial;

* Redução de Fatores de Risco;

* Mediação de Conflitos;

* Espaços Urbanos Seguros;

* Prevenção Social do Crime e das Violências;

* Direitos Humanos e Segurança Cidadã;

* Elaboração de Projetos.

as informações são da ASCOM