sábado, 18 de outubro de 2014

Vinicius Araújo (secretário municipal de Saúde) rebate acusações inverídicas
Vinicius Araújo - secretário municipal de Saúde       (foto divulgação)
O secretário municipal de Saúde, Vinicius Araújo, rebateu as acusações feitas por uma emissora de TV local sobre a ocorrência de mortes de bebês na Maternidade Carmosina Coutinho. Durante uma entrevista, Araújo informou que a informação de 115 mortes é completamente equivocada, pois a unidade hospitalar  só trata de crianças com até 28 dias de nascida. “Eles (TV que noticiou as mortes) se basearam nos dados que estão disponíveis no Site do Ministério da Saúde, onde qualquer cidadão pode acessar. Este ano, 89 crianças morreram na Maternidade, 24 de Caxias e as outras 65 de municípios que fazem parte da macrorregional. A maioria do óbitos foram decorrentes de partos que não tiveram acompanhamento de um pré-natal bem feito. Nós ainda atendemos 48 municípios com o PDR (Plano Diretor Regional) antigo", disse.
 
Vinicius Araújo esclareceu ainda que a Maternidade Carmosina Coutinho realizou somente este ano 2.501 atendimentos a mulheres gestantes em serviço de parto, das quais, 1.345 deram a luz em partos normais e 1.156 foram submetidas a cesarianas.
 
Fazendo uma avaliação geral do que foi noticiado, o secretário Vinicius Araújo disse que a matéria foi tendenciosa e houve uma má interpretação dos dados que estão divulgados no site no Ministério da Saúde.