sábado, 29 de novembro de 2014

Alerta: Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
Hoje (29) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, lembrado sempre pela importância de conscientizar a população sobre os vários tipos da doença.
 
Apesar de representar apenas 5% dos casos de tumores malignos no Brasil, o melanoma - causado por um crescimento desordenado das células produtoras de pigmentos, os melanócitos - responde pela maior parte das mortes por câncer de pele no país. O alto índice de mortalidade está relacionado à capacidade desse tipo de tumor se espalhar para outros órgãos muito rapidamente, onde continua crescendo e destruindo o tecido, processo conhecido como metástase.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a incidência do melanoma vem aumentando nas últimas quatro décadas. No Brasil, segundo dados do INCA, em 2015, o mais letal dos tumores de pele deve acometer mais 5.890 pessoas.
 
Em Caxias, os exames preventivos são feitos pelo SUS e, em caso de suspeitas, o paciente é encaminhado para o especialista.
 
Sintomas
Os primeiros sinais do melanoma, em geral, são o surgimento de uma pequena área pigmentada de aparência incomum na pele ou mudanças em uma pinta já existente. As áreas mais comuns para o aparecimento desse tipo de tumor são aquelas constantemente expostas ao sol, como costas, pernas, braços e face, mas, também pode se desenvolver em locais sem tanta exposição solar, como as plantas dos pés, palmas das mãos, além de unhas e mucosas, como nariz e boca.
 
Diagnóstico
O melanoma pode ser diagnosticado em pessoas de todas as idades, porém, é mais comum nas pessoas mais velhas, sendo que a média de idade de detecção é 61 anos.
 
O diagnóstico é feito por meio do exame ABCDE, que analisa Assimetria, regularidade da Borda, Cor, Diâmetro e Evolução da lesão, seguido de biópsia. O estágio de evolução de doença é definido por meio de exames de imagem, e, a partir dessa avaliação é definido o tratamento que será utilizado para cada paciente.
 
Tratamento
O sucesso do tratamento depende de muitos fatores, entre eles, o estado de saúde geral do paciente e se o câncer se espalhou para os outros órgãos. Quando o melanoma é detectado em estágio inicial, geralmente pode ser curado por meio de cirurgia de remoção da área afetada pelo tumor.
 
Entretanto, o melanoma em estágios mais avançados é mais difícil de ser tratado. Nesses casos, é utilizada uma combinação de tratamentos que envolvem a retirada cirúrgica do câncer, quimioterapia, radioterapia ou terapia-alvo, porém, o tratamento do estágio avançado da doença continua sendo um enorme desafio para médicos e pacientes.