sábado, 10 de janeiro de 2015

Aldeias Altas e São João do Soter estão na relação dos 30 municípios de menor IDHM que receberão as ações do Programa Mais IDH  
 

O Comitê Gestor do Plano de Ações Mais IDH já está instalado! Uma das ações é a implantação do programa “Minha Casa, Meu Maranhão”, junto a Caixa Econômica Federal o Governo assinou contrato para a construção de 300 casas populares nos três municípios que apresentam os piores IDH do Estado.
 
Conforme a parceria firmada com a Caixa Econômica Federal, até março, serão iniciadas as construções de 100 unidades habitacionais em cada um dos três municípios com menor IDH, enquanto outros 27 municípios, na mesma situação, serão beneficiados com habitações até o fim do ano.
 
Além da habitação, o comitê  também será responsável por promover as políticas públicas articuladas em setores como: combate ao analfabetismo e a precarização das escolas públicas, fornecimento de água, geração de emprego e renda e produção na agricultura familiar.
 
As propostas do Plano de Ações Mais IDH serão coordenadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e chegarão aos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que precisam de atenção especial do Governo do Estado para promover mais justiça social e descentralização das riquezas.
 
O comitê é composto pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Articulação Política e Assuntos Federativos, Saúde, Educação, Agricultura Familiar, Trabalho e Econômica Solidária, Cidades e Desenvolvimento Urbano, Igualdade Racial, além da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).
 
As ações do comitê levam em consideração o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que é formado por três dimensões: Renda, Longevidade e Educação. O índice é calculado, decenalmente, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Fundação João Pinheiro (FJP).
 

Os 30 municípios que apresentaram os piores IDHM foram: Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Belágua, Arame, São João do Soter, Afonso Cunha, Itaipava do Grajaú, Fernando Falcão, São Raimundo do Doca Bezerra, Primeira Cruz, Aldeias Altas, Satubinha, Santo Amaro do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, São João do Carú, Cajari, Amarante do Maranhão, Pedro do Rosário, Santa Filomena do Maranhão, Araioses, São Francisco do Maranhão, Governador Newton Bello, Serrano do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Lagoa Grande do Maranhão, Milagres do Maranhão, Brejo de Areia, Agua Doce do Maranhão, São Roberto e Santana do Maranhão.