segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Eleição 2016: começam as enquetes eleitorais para prefeito de Caxias 


Nas redes sociais, esquinas, nos bares ou salões de corte de cabelo, o assunto mais discutido em Caxias começa a ser a eleição municipal de 2016 que se avizinha.  
A população caxiense sabe muito bem que em 2012 grande parte do eleitorado local só votou no atual prefeito Léo Coutinho por conta da liderança e força política do deputado eleito Humberto Coutinho, que naquela oportunidade era o gestor municipal e estava no ultimo ano de sua administração ininterrupta de oito anos. Resumindo, o até então procurador de Justiça, Leonardo Barroso Coutinho, não tinha carisma e nem popularidade. Todos tinham certeza que com o excelente trabalho realizado, HC iria fazer seu sucessor, fato que acabou se concretizando. 
No período de antevéspera da eleição 2012, meses antes de Leo Coutinho ser confirmado candidato a prefeito do grupo comandado por Humberto Coutinho, também em conversas de bar, já se faziam perguntas do tipo: Em quem você vota, no candidato apoiado pelo prefeito Humberto Coutinho ou em outro postulante ao cargo? O resultado era 70% favorável ao procurador de Justiça, que venceu o pleito até com certa folga em relação ao segundo colocado.
Vários fatores negativos influenciaram, por exemplo as perseguições da ex-governadora Roseana Sarney,  a administração de Léo Coutinho está longe de ser perfeita, mas pode-se melhorar. Por várias vezes neste  Blog apontamos falhas, buscando a solução dos problemas e assim tornar a vida do povo caxiense melhor. E as melhorias já começaram a surgir nesse inicio de ano. E tem mais, não é justo comparar dois anos, sob forte perseguição, contra oito do antecessor, que administrou o municipio com o apoio irrestrito do governo estadual. 
Quanto a 2016, muita coisa vai acontecer, prováveis candidatos podem ser barrados pela lei da Ficha Limpa, outros poderão aumentar a rejeição por só ficar desfazendo das pessoas, alguns por serem problemáticos e mal educados. Que no próximo ano,  o povo vote em quem verdadeiramente ame Caxias. Seja para reeleger o prefeito Léo Coutinho, ou eleger Feliciano do Bombom, que teve o nome citado na primeira enquete feita nas redes sociais, Paulo Marinho Junior, Ney Jefferson, Helton Mesquita ou no vereador Fábio Gentil.
Até o mês de junho de 2016, prazo dado pela Justiça Eleitoral para a oficialização de candidaturas, muitas pesquisas e enquetes serão realizadas com os nomes dos pretendentes a ocupar a cadeira principal do Palácio da Cidade, localizado na Praça do Panteon. 
Na opinião do Blog, ainda é muito cedo para se fazer qualquer prognostico de qual será o resultado final, até lá, pode acontecer uma reviravolta. Vamos aguardar, quem viver, verá...