segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Poder Legislativo inicia os trabalhos do 2º biênio (2015/2016)


Na noite desta segunda-feira (23), a Câmara Municipal de Caxias realizou a sessão de abertura dos trabalhos legislativos do período de 2015, terceiro ano da 17ª Legislatura. A sessão foi solene e contou com a presença dos 19 vereadores. A novidade na reabertura das sessões legislativas ficou por conta da presença da vereadora Fátima da Baixinha que reapareceu no plenário da Casa após dez anos ausente. A parlamentar assumiu a vaga do vereador Ronaldo Chaves, que abriu mão do cargo de vereador para assumir uma Secretaria no Governo do Estado.

A sessão solene foi aberta pela presidente da Casa, vereadora Ana Lucia Ximenes (PTdoB), que enfatizou o papel da Câmara como poder-símbolo  representativo. Coube ao vereador Antonio Luis (PSB) ler a mensagem do Executivo saudando o novo ano legislativo da atual legislatura. Na carta enviada aos vereadores, o prefeito Léo Coutinho destacou a necessidade de um diálogo franco e aberto entre os Poderes para dar continuidade ao crescimento ordenado, organizado, humano e mais justo do municipio de Caxias. O gestor também elencou as centenas de obras executadas no ano de 2014 em toda área territorial caxiense. 
Fátima da Baixinha reapareceu no plenário da Casa

Os vereadores que fizeram o uso da palavra, 11 no total, dos 19 presentes, reafirmaram o compromisso de envidar esforços para manter o Poder Legislativo Municipal com uma imagem de credibilidade junto à sociedade caxiense, além de colaborar  para a construção de uma cidade melhor e com mais qualidade de vida. Vale ressaltar que os vereadores Catulé, Fabio Gentil, Taniery Cantalice e Luis Carlos, teceram alguns elogios quando se pronunciaram,  mas também  não economizaram criticas à administração municipal. 

A volta da vereadora Fátima da Baixinha à Câmara Municipal e o Carnaval foram a pauta dos pronunciamentos dos edis. A presidente Ana Lucia Ximenes saudou a vereadora reestreante no plenário e enalteceu o seu trabalho desenvolvido na comunidade do bairro Baixinha. "Não é de hoje que conheço o trabalho da vereadora Fátima, é uma mulher de luta e guerreira que tem agora um compromisso maior com a sua comunidade ao assumir o cargo deixado pelo vereador Ronaldo Chaves", disse a chefe do Legislativo. 

No uso da palavra, a vereadora Fátima da Baixinha agradeceu a todos os pares, citando o nome de cada um e relembrou o período em que ocupou uma cadeira na Câmara, de 2001/2004. "Agradeço a Deus pela oportunidade de estar novamente aqui, e o que for de melhor pra Caxias apresentarei requerimento visando melhorias para a população", a parlamentar também fez um agradecimento em especial a Dra. Ana Karine Barros, chefe de Gabinete do prefeito Léo Coutinho. "Agradeço também a Dra. Ana Karine que muito me ajudou no meu trabalho em prol da comunidade do bairro Baixinha", concluiu. 

No final da sessão solene a presidente Ana Lucia disse que a partir da próxima semana as sessões voltarão a serem realizadas no Plenário Edson Vidigal, acrescentou ainda que as Comissões da Câmara serão repassadas aos seus respectivos membros.