segunda-feira, 23 de março de 2015

Ecos de Pedrinhas...
do Estado Maior com ilustração do blog do Marco Deça 



O sistema de Segurança Pública foi um dos principais motes de campanha do atual governador Flávio Dino (PCdoB).

Desde o início de 2014, quando o ano eleitoral apenas começava, ele passou a usar sua estrutura de mídia para desmoralizar o governo anterior, inclusive com intensas reportagens nacionais sobre o tema.

A relação com a campanha dinista e a crise em Pedrinhas no início do ano passado era tamanha que chegou a gerar desconfiança de que setores políticos estariam por trás das rebeliões e dos ataques urbanos durante praticamente toda a campanha de 2014.

Flávio Dino elegeu-se governador, com a promessa de modernização e humanização do Complexo de Pedrinhas. Mas nenhuma ação governamental efetiva se registrou ao longo dos quase 90 dias do atual governo governo.
Nos dois últimos finais de semana, Pedrinhas começou a aparecer novamente no noticiário.

Foram quatro mortes na semana passada, alguns em plena cela do presídio. Neste final de semana, pelo menos quatro presos fugiram do complexo.
São ecos de Pedrinhas, a mostrar que a solução para o sistema penitenciário maranhense está muito além do blábláblá político de campanha e do discurso fácil de oposição.

O novo governo maranhense passa agora a viver a realidade nua e crua da falta de estrutura, da pressão política e do aumento desenfreado da criminalidade, realidades que não atingem apenas o Maranhão, mas todo o país.

A diferença é que, ao contrário da gestão anterior, o atual governo garantiu ter a fórmula para a solução do problema, e prometeu aplicá-la já na primeira hora de governo.

Por isso a cobrança será maior partir de agora…