sábado, 18 de abril de 2015

Comissão de deputados visita obras abandonadas da Petrobrás no MA

Terreno onde seria instalada a Refinaria Premium em Bacabeira - foto G1/MA 
Após a Petrobras anunciar o cancelamento das obras de instalação das refinarias premium no Maranhão e no Ceará, representantes da Comissão Externa da Câmara Federal visitaram o local onde o empreendimento seria instalado na cidade maranhense, nesta sexta-feira (17).
O objetivo da visita é verificar a situação das obras abandonadas, dialogar com as comunidades locais e encaminhar relatório às autoridades para evitar o desperdício do dinheiro público. Somente no estado maranhese, foram investidos mais de R$ 2 bilhões.
O relator da comissão deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) vistoriou o local na companhia dos deputados federais Eliziane Gama (PPS-MA) e Weverton Rocha (PDT-MA).
"Nós não queremos levar esse assunto para a CPI. Nós queremos resolver na nossa comissão. A Petrobras irá devolver o terreno ao Estado e àqueles municípios que cederam suas áreas como se isso não tivesse nenhum reflexo social. Nós temos prazo. A ideia é de que, nesse primeiro semestre, nós possamos dar subsídios aos governadores", garantiu.
Depois do Maranhão, a comissão visitará o local onde seria instalada a refinaria premium em Caucaia (CE). Feito isto, um relatório será encaminhado à Polícia Federal (PF) e Ministério Público Federal (MPF). Matos afirmou que representantes do órgão ministerial teriam sido convocados, mas não compareceram à visita.
Impacto

Entre os problemas encontrados, os representantes da comissão destacaram o impacto ambiental causado pela devastação do terreno abandonado, que ainda mostra os sinais do início de terraplanagem. A cidade de Rosário (MA), que fica a aproximadamente 18 km de Bacabeira, também já estaria sendo atingida pela erosão.

Caso a devolução dos terrenos seja concretizada pela Petrobras, um dos projetos para substituir a refinaria no local seria a instalação de um museu arqueológico construído com o material que foi extraído da área, a ser desenvolvido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Também acompanham a vistoria os deputados estaduais Fernando Furtado (PCdoB-MA), Wellington do Curso (PPS-MA) e Zé Inácio (PT-MA).