quarta-feira, 3 de junho de 2015

Assembleia Legislativa realiza seminário interno para integrar servidores da Casa 

Agencia Assembleia

O diretor geral da Assembleia Legislativa, Carlos Alberto Martins de Sousa, presidiu, na manhã desta quarta-feira (3), a cerimônia de abertura do II Seminário Conhecendo o Legislativo. O evento, realizado no Auditório Fernando Falcão, contou com a presença maciça de servidores e de todos os diretores da Casa.

Em seu discurso, o diretor geral Carlos Alberto Martins de Sousa fez uma explanação sobre a estrutura organizacional do Poder Legislativo maranhense, explicando que este II Seminário foi concebido pelas Diretorias da Assembleia Legislativa, “motivadas pela necessidade de acolher, ambientar e integrar os servidores, sobretudo os ingressantes na instituição”.

Segundo o diretor geral, o foco principal deste II Seminário foi o de proporcionar aos servidores da Assembleia Legislativa o contexto de sua atuação profissional, contribuindo para o conhecimento de responsabilidades, compromissos, benefícios e os objetivos do serviço público.

“Somos hoje uma das Assembleias Legislativas mais modernas do País”, ressaltou o diretor Carlos Alberto Martins de Sousa, frisando o trabalho integrado de todas as diretorias da Casa com vistas ao aperfeiçoamento do Legislativo maranhense.

Após o discurso do diretor geral, aconteceu a exibição de um vídeo institucional, seguida de uma apresentação musical protagonizada por servidores da Casa.   

Falando em nome dos parlamentares, o deputado Levi Pontes (SD) salientou a importância do Poder Legislativo na sociedade maranhense: “A Assembleia Legislativa do Maranhão é uma instituição honrada, séria, digna, que tem responsabilidades maiores, e que precisa ser preservada”, enfatizou Levi Pontes.

O diretor geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins Nunes, fez um balanço das atividades legislativa da Casa; e o diretor de Recursos Humanos, Eduardo Pinheiro, destacou que o objetivo principal do seminário foi o de apresentar o ambiente institucional, e promover a integração dos servidores ao ambiente de trabalho da Assembleia Legislativa.

Para Eduardo Pinheiro, o Seminário também foi uma oportunidade para os servidores da Assembleia Legislativa perceberem a importância do seu trabalho, e como ele afeta não só o Poder Legislativo Estadual, mas a sociedade de uma maneira geral.

O II Seminário foi marcado, também, por uma palestra proferida pelo professor da UFMA, Dr. Anderson Myranda, sobre o tema “O Segredo de Times Vencedores”, enfocando a importância da capacitação e do estímulo aos servidores, para que possam prestar bons serviços à sociedade.  

GUIA DA ALEMA

Na abertura do seminário, foram entregues aos participantes exemplares do Guia Prático da Alema, elaborado pela Diretoria de Comunicação Social, mostrando como funciona o Poder Legislativo Estadual e muitos detalhes que às vezes passam despercebidos.   

O Guia Prático mostra a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o nome dos 42 deputados com assento na Casa, a estrutura da Diretoria da Mesa e da Diretoria Administrativa, do Plenário, da Procuradoria Geral e da Diretoria Institucional. 

O Guia mostra ainda a história da Assembleia, detalhes das sessões ordinárias, das proposições, o organograma das diretorias, comissões técnicas, blocos parlamentares, assessorias, a importância do Grupo de Esposas de Deputados (Gedema) e outros setores do Legislativo.