sexta-feira, 24 de julho de 2015

Ministério da Saúde libera R$ 3,1 milhões para o Maranhão 


 

O Ministério da Saúde liberou, nesta quinta-feira (23), R$ 3,1 milhões para o Maranhão. Os recursos são destinados às cirurgias eletivas e para estratégias de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade, como cirurgias de varizes, ortopédicas, de urologia e otorrinolaringologia, incluindo retirada de amídalas.

Os recursos fazem parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para garantir o acesso da população aos procedimentos disponibilizados no Sistema Único de Saúde. A portaria prevê o fim do repasse por componentes. Pelas regras anteriores, o gestor local só poderia receber novos recursos para cirurgias eletivas se tivesse gastado todo o montante passado para cada um deles.

Agora, além de agilizar o processo, a nova portaria permitirá aos gestores locais remunerar de forma diferenciada os prestadores para estimular a realização de cirurgias eletivas. A medida possibilita a ampliação da oferta de procedimentos, reduzindo as filas de espera e beneficiado mais pessoas de maneira permanente.

Os valores disponibilizados foram definidos com base em estudo comparativo da frequência de cirurgias eletivas feitas em anos anteriores pelos Estados, Distrito Federal e municípios. A transferência dos recursos se dará após a realização dos procedimentos cirúrgicos nos hospitais.

Segundo levantamento do ministério, o número de cirurgias eletivas no Brasil cresceu 11,7% em dois anos, passando de 2.120.580 em 2012 para 2.370.039 em 2014.