sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Humberto Coutinho participa da abertura do XV Congresso Nacional do Ministério Publico do Consumidor 

Agencia Assembleia

O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), participou na noite de quarta-feira (19), no Hotel Luzeiros, da solenidade de abertura do XV Congresso Nacional do Ministério Público do Consumidor. O evento tem como tema “O Direito do Consumidor na Sociedade de Informação”. A Conferência Magna foi proferida pelo governador Flávio Dino (PC do B), que é professor de Direito e por 12 anos exerceu o cargo de juiz federal, e teve como foco os desafios do Direito diante da dinâmica das mudanças sociais.

Na oportunidade, a Promotora de Defesa do Direito do Consumidor de São Luís e Vice-Presidente da Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (MPCON), Lítia Cavalcante, falou sobre a importância de São Luís sediar esse evento. “Cada dia surge uma demanda nova nas relações consumeristas. Este evento vai permitir que os participantes, principalmente os estudantes, possam sorver um pouco mais de conhecimento de pessoas de renome nacional que vão partilhar seu conhecimento”.

“Estamos confirmando, aqui no Maranhão, o nosso compromisso com o respeito aos direitos do consumidor ao dar total apoio para a realização deste evento em nosso estado. Queremos estabelecer uma relação muito direta com o Ministério Público, a Defensoria, o Poder Judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais órgãos que tem atribuições de fazer efetiva a legislação que regula as relações consumeristas”, afirmou o governador Flávio Dino (PC do B).


Para o presidente da Assembleia, Humberto Coutinho, o governador do Estado demonstrou seu compromisso com a efetivação dos direitos do consumidor quando encaminhou à Assembleia um Projeto de Lei que transformou o PROCON do Maranhão em autarquia.  “Essa Lei, recentemente aprovada pela Assembleia, de iniciativa do Poder Executivo, que transformou o PROCON do Maranhão em Autarquia, é a maior prova do compromisso do nosso governador para com o cumprimento dos direitos do consumidor”, destacou.

Durante três dias promotores, procuradores, advogados e estudantes vão debater temas como a Nova Era Digital e o Direito do Consumidor; Atuação Criminal na Sociedade da Informação; Contratos Eletrônicos: Desafios do Direito do Consumidor; Marco Civil da Internet: A Proteção da Pessoa e o Uso Informatizado de Dados Pessoais; O Processo Civil Eletrônico e as Demandas Consumeristas; Contratos Bancários: A Informação como Bem Jurídico; Energia Elétrica – Tarifa Social; O Direito do Usuário nos Pacotes de Dados – Tecnologias 3G e 4G; ANP – Poder Fiscalizatório na Qualidade dos Combustíveis.