quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Prefeitura de Caxias e Governo do MA lançam Plano de Ações Imediatas de Transporte e Transito 


A Prefeitura de Caxias, em parceria com o Governo Estadual, apresentou na manhã desta quarta-feira (23), o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT). Estiveram presentes na solenidade realizada no auditório da Prefeitura, o prefeito Leo Coutinho, vereadores, secretários municipais, acadêmicos de Engenharia civil e Arquitetura, sociedade civil e lideranças políticas.

Desde o início do mês de setembro, os técnicos do PAITT estão fazendo levantamentos e estudos de trânsito e tráfego, visando a implantação de soluções de fácil execução, para que contribuam na melhoria do trânsito.


O prefeito Leo Coutinho destacou a parceria com o Governo do Estado. “O governador Flávio Dino criou uma autarquia de mobilidade Urbana, e Caxias foi um dos municípios contemplados com a ação do Governo do Estado, que tem como principal objetivo melhorar a mobilidade urbana e a fluidez no transito local. Gostaria de agradecer a população que compareceu neste evento que trará benefícios para toda a cidade”.

Vereadora Irmã Nelzir (1ª esq) representou a Câmara na mesa
Primeiro passo

Nesta primeira fase do plano, está sendo feito o planejamento e a definição de marcações, a partir da interação com a sociedade, entidades representativas desta temática, universidades e associações. Na segunda fase, serão implementadas as iniciativas pensadas coletivamente.

A ideia é solucionar, inicialmente, problemas pontuais de mobilidade por meio de intervenções na perspectiva de melhorar as condições de transporte público, aliviar a pressão em alguns pontos estratégicos de congestionamentos e dar mais elementos para estruturação e organização da política de gerenciamento de trânsito de Caxias.


Para o secretário de transportes Junior Martins, a melhoria do trânsito é garantia de qualidade de vida dos caxienses. “Nossa objetivo é priorizar os pontos que tem um maior fluxo de veículos. Após o fim dessa fase, o cidadão caxiense sentirá uma melhora no trânsito. A parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Caxias tornou possível essa ação”.


Ações imediatas

O presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB), Artur Cabral (foto), afirmou que em breve as ações serão notadas pelos caxienses. “Estamos concluindo a fase orçamentária do projeto e na próxima semana estaremos com prefeito Leo Coutinho, em São Luís, em uma reunião com o governador Flávio Dino, para avaliarmos os recursos. De imediato, iremos fazer a sinalização horizontal, que devido ao novo recapeamento as ruas ainda não foram sinalizadas. Após essa fase, iniciaremos as implantações de semáforos e redutores de velocidades para dar uma melhorada no fluxo de veículos”.

O projeto integra o módulo de ações em curto prazo da Política Municipal de Mobilidade Urbana da cidade, que também contará com políticas públicas a médio e longo prazo.

as informações são da ASCOM