quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Desfile de abertura do "Outubro Rosa" reúne milhares de pessoas em Caxias 


De acordo com a Polícia Militar, o desfile de abertura da Campanha Outubro Rosa 2015 em Caxias reuniu cerca de 4 mil pessoas nas imediações da Praça do Panteon. Na passarela, 80 modelos, entre selecionados no Casting, funcionários da Secretaria de Políticas para as Mulheres, caxienses que enfrentaram o câncer e convidados, além da presença do ator Rodrigo Simas.

Na fala das autoridades, a secretária da Mulher, Liana Coutinho, aproveitou a ocasião para reforçar a importância do evento. “Mais do que um desfile, isso é uma ação social. Um trabalho de conscientização que já fazemos no dia-a-dia e intensificamos nesse mês de outubro”.


Esta edição do Outubro Rosa conta com a parceria do Governo do Estado. Na solenidade, a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, representou o governador Flávio Dino.  “Dizer que essa é uma noite de solidariedade e a solidariedade é festa sim, pois une as pessoas. Que faz com que venha um ator global para mostrar que nós precisamos ser solidários com o outro e usar a nossa fama em nome das boas causas”, frisou a secretária.


O prefeito Leo Coutinho, também marcou presença. Para ele, “a ignorância é a maior inimiga do câncer de mama. No Leste Maranhense, não existe tratamento oncológico. No Maranhão apenas Imperatriz e São Luís oferecem os serviços. Mesmo assim, a Prefeitura de Caxias tem feito sua parte de informar, acompanhar e dar o suporte necessário para quem sofre do câncer. Já existe uma estrutura construída para o Centro de Oncologia e, com a parceria com o Governo do Estado, no próximo ano deve está sendo inaugurada para ajudar ainda mais os pacientes acometidos dessa doença”.

A noite foi encerrada com o show da banda de pop rock caxiense Garagem Nacional.

Saiba mais

Em Caxias, durante todo o mês de outubro, várias atividades nas zonas urbana e rural acontecem para sensibilizar as pessoas e conscientizá-las da importância da realização do autoexame, da mamografia, para um possível diagnóstico precoce da doença.

No ano de 2014, a Secretaria de Políticas para as Mulheres iniciou uma parceria com a entidade Amigos na Luta contra o Câncer (Anlucc). Milhares de camisetas são vendidas durante todo o mês de outubro. Os valores arrecadados com as vendas são revertidos integralmente para a instituição.

Ainda em 2014 foi arrecadado o valor de R$ 20 mil, que proporcionou à Anlucc a compra de um computador, impressora, refrigerador, armário, escritório, terreno 16x40. Para 2015, a meta será conseguir dinheiro para construção da sede própria da entidade.

as informações são da ASCOM