domingo, 1 de novembro de 2015

Cemitérios estão prontos para receber milhares de visitantes neste Finados 
Ao fundo a capela dentro do Cemitério de São Benedito
Nesta segunda-feira, dia 02, Dia de Finados, a expectativa é pelo comparecimento de milhares de pessoas aos cemitérios da cidade de Caxias. Nos últimos dias, a Secretaria de Limpeza da Prefeitura Municipal intensificou trabalhos  com pintura, roçada, poda de árvores e limpeza   para deixar tudo  em ordem para a visitação.

No cemitério de São Benedito, um dos primeiros da cidade, construído no século XIX, são centenas de pessoas sepultadas. O local está superlotado e quase não oferece mais espaço para abertura de novas sepulturas. Na capela onde são celebradas as missas no Dia de Finados existem túmulos e em um desses foi sepultado em fevereiro deste ano o corpo do Monsenhor Mendes, uma das figuras mais queridas pela comunidade católica caxiense.  

A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas visitem o cemitério de São Benedito durante todo o Dia de Finados. 

A missa na Capela dentro do Cemitério acontece nesta segunda-feira de Finados às 6h da manhã.

Nota do Blog 
No Dia de Finados dentro dos cemitérios, além do sol forte, o calor aumenta por conta do excessivo numero de velas que os visitantes acendem nos jazigos e túmulos, por isso recomenda-se que as pessoas usem roupas leves e não esquecer de levar o protetor solar. Apesar do clima ameno em Caxias neste sábado (31) ocasionado pela chuva que caiu na sexta-feira (30) existe a previsão que a temperatura seja alta neste feriado. 

Saiba mais  
O Dia de Finados foi instituído no século X por Santo  Odílio, abade beneditino de Cluny, na França, para os mosteiros de sua ordem especificamente, até que a igreja católica universalizou a data. De acordo com o presbítero Raimundo Rodrigues,  o Dia de Finados foi instituído para reverenciar os mortos e lembrar da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram.