segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Encontro de vereadores vai debater a questão ambiental 


Louvável a iniciativa do governo apresentar aos representantes dos Legislativos Municipais o Plano Estadual de Meio Ambiente e oferecer capacitação e assessoria jurídica em gestão ambiental para que possam colaborar. Todas as ações para este setor serão expostas no “Encontro de Vereadores e Vereadoras pelo Desenvolvimento Sustentável”, que acontecerá no dia 27 de novembro, no auditório da Fiema, em São Luís.

O Encontro é resultado da parceria estabelecida entre o Governo do Maranhão, o IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, no âmbito do Programa de Qualificação Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia, e a Assembleia Legislativa do Maranhão – ALEMA. O intuito do evento é reunir parlamentares de 102 cidades maranhenses que fazem parte do Bioma Amazônia a fim de promover o engajamento do Legislativo Municipal no processo de fortalecimento institucional e de melhoria da gestão ambiental local sustentável.

A iniciativa é parte do Termo de Cooperação Institucional assinado entre o Governo maranhense e o IBAM para a implementação do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental no Estado. No primeiro semestre deste ano, gestores do Executivo e Legislativo Municipal, assim como representantes da sociedade civil já participaram de cursos em diversos temas da agenda socioambiental, que tem previstos desdobramentos nos próximos quatro anos.