quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Sessão da Câmara bastante movimentada

Bastante movimentada a sessão desta quarta-feira (25) no plenário da Câmara Municipal. O resultado do seletivo para o preenchimento de 402 vagas no Hospital Regional de Caxias e o fechamento do Hospital Geral voltaram a ser os temas abordados pelos vereadores. Antes, na sessão de segunda-feira (23) os parlamentares debateram o mesmo assunto. A galeria da Casa recebeu um bom publico que foi prestigiar os trabalhos legislativos. 

Após a leitura da ata da sessão anterior e da abertura oficial dos trabalhos, a presidente Ana Lucia Ximenes concedeu oportunidade e vários vereadores se pronunciaram no pequeno expediente. 

O vereador Durval Junior, ainda na base aliada, e a oposicionista Benvinda, foram os primeiros a se manifestarem. O ainda governista Durval voltou a tecer criticas aos governos municipal e estadual, já Benvinda criticou os colegas da base de sustentação do prefeito Léo Coutinho, classificando-os de subservientes, omissos e de não falar a verdade para a população, sobre o que de fato acontece no municipio de Caxias. 

O vereador Catulé no pequeno expediente prestou uma homenagem ao fotografo Sinésio Santos, que nesta terça-feira (24) completou 16 anos de falecido. O parlamentar se referiu ao grande profissional da fotografia caxiense como um dos mais renomados da arte de fotografar na região. Catulé aproveitou a oportunidade para criticar os institutos e instituições que quando lançam suas publicações não colocam os créditos nas fotografias registradas pelo saudoso fotografo Sinésio Santos. 

A vereadora Thais Coutinho usou a palavra no pequeno expediente e afirmou que os funcionários do hospital geral não ficarão desempregados, pois serão remanejados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A parlamentar disse ainda que a garantia foi do prefeito Léo Coutinho, durante um dialogo que teve com ele (Léo Coutinho). 

O vereador Elias do Gesso, o mais fiel do grupo da base aliada do prefeito Léo Coutinho, soltou a voz criticando a postura do vereador Durval Junior. De acordo com Elias, que usou o pequeno expediente, disse que o colega não sabe em que lugar ficar, se fica na situação ou oposição. O parlamentar acrescentou que permanecerá fiel na política ao grupo comandado pelo deputado Humberto Coutinho até quando o presidente da AL permanecer na vida publica. 

Resumindo o que foi a sessão desta quarta-feira (25), deu para observar que a intenção de todos os parlamentares é que seja adiada ou até mesmo esquecida essa ideia de fechar o hospital e também que uma solução seja encontrada para anular o seletivo do governo do estado para o preenchimento de 402 cagas no hospital regional de Caxias.  

O inconformismo da vereadora Taniery com o resultado do seletivo gerou mais uma denuncia, desta vez a parlamentar promoveu um documento no qual com assinatura de oito vereadores pretende protocolar outra denuncia no Ministério Publico. Taniery no pequeno expediente agradeceu aos 8 colegas que assinaram e divulgou o nome dos 11 que se recusaram a assinar o documento.  

Mais    
Da tribuna, o líder do governo na Câmara, vereador Mário Assunção, descartou qualquer possibilidade da desativação do Hospital Geral de Caxias.