sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Unesco condena morte de blogueiro do MA e policia diz ainda não ter solução para o caso 

O Estado
Unesco condena morte de blogueiro do MA e polícia diz ainda não ter solução para o caso
Ítalo Eduardo Diniz Barros foi assassinado no mês passado (Foto: Reprodução)
A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, condenou a morte do blogueiro Ítalo Eduardo Diniz Barros, de 30 anos, que foi assassinado a tiros na cidade de Governador Nunes Freire, no Maranhão, no dia 13 de novembro.

“Eu apelo às autoridades para que investiguem esse crime e levem os perpetradores rapidamente à justiça. A liberdade de expressão é um direito humano básico e temos que fazer tudo para aprimorar a segurança dos jornalistas”, afirmou Bokova. A diretora-geral condena, regularmente, as mortes dos profissionais de mídia em todas as partes do mundo.

Apesar do pedido de elucidação da Unesco, o delegado titular da Superintendência de Homicídios da Polícia Civil do Maranhão, Leonardo Diniz, disse que o caso continua sem solução. Ele informou que a polícia continua seguindo as mesmas linhas de investigação, entre elas a de que o crime tenha sido motivado por desentendimentos políticos. O delegado disse, ainda, que este é um crime de difícil elucidação, pela falta de informações que possam levar aos suspeitos.

Entenda o caso

O crime aconteceu por volta de 18h30. A vítima caminhava na Rua do Evangelho com um amigo, identificado como Werbeth Matheus Castro, quando duas pessoas em uma motocicleta abordaram a dupla e efetuaram vários disparos. Ítalo Diniz foi atingindo com cerca de quatro tiros. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas morreu antes de dar entrada na unidade de saúde. Weberth Matheus também foi alvejado com alguns disparos, mas está fora de perigo.

Após o crime, os assassinos fugiram e ainda não foram identificados. As policias Civil e Militar iniciaram as buscas, mas até o fechamento desta edição não haviam localizado os criminosos. As imagens das câmeras de vigilâncias dos estabelecimentos comerciais devem ajudar a polícia no trabalho de identificação dos criminosos.

O profissional mantinha um blog onde publicava notícias locais. Diniz também trabalhava como assessor de imprensa do prefeito do município.

Outras mortes
Décio Sá foi assassinado em 2012 (Foto: Biaman Prado / O Estado )
Poucos dias depois do assassinato de Ítalo Diniz, o blogueiro Orislandio Timóteo Araújo, o Roberto Lano, foi morto a tiros na cidade de Buriticupu, 407 quilômetros de São Luís. Assim como o homicídio em Governador Nunes Freire, o crime ainda continua sem elucidação.

O caso de maior repercussão do estado foi o da morte do jornalista Décio Sá. Ele que foi assassinado no 23 de abril de 2012, na Avenida Litorânea, com vários tiros.