sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Divulgação de pesquisa eleitoral falsa em Caxias pode ser investigada pelo Ministério Publico Eleitoral 


O Ministério Público Eleitoral e até a Polícia Federal poderão instaurar um procedimento investigativo para apurar a divulgação de uma montagem com uma falsa pesquisa eleitoral com os candidatos à Prefeitura de Caxias.

O esquema criminoso de venda de pesquisas eleitorais desembarcou na Princesa do Sertão. O suposto "esquema" consiste em requerer o registro de uma pesquisa eleitoral na Justiça Eleitoral e depois vender os "resultados" fabricados ao agrado do comprador. Em Caxias a manobra foi capitaneada por uma  nebulosa  MBO Agency, empresa fantasma, com endereço fictício na Praça Thales Ribeiro, no Largo de Santa Luzia.


No endereço da mencionada MBO Agency funciona na verdade uma lavanderia pertencente a Jacy Leite. A pesquisa eleitoral beneficia o candidato Fábio Gentil, em detrimento de outras candidaturas. O proprietário da MBO, conhecido como Marcos Roberto (foto), tem página no Facebook com o endereço da MBO Agency na cidade de Belém, a capital do Pará.  Recentemente, Marcos Roberto foi visto em Caxias reunido com o pré-candidato Fábio Gentil, o que leva a suposição da participação do vereador e pré-candidato a prefeito na tramoia. Fábio seria em tese o único beneficiado pela pesquisa eleitoral divulgada.

De acordo com um promotor eleitoral do município, este tipo de manipulação é feito para conturbar eleitores em ano de eleição. O promotor esclareceu ainda que a divulgação da montagem é considerada um crime eleitoral e os dados inverídicos divulgados por meios eletrônicos poderão ser rastreados pela Polícia Federal com a participação do Ministério Publico Eleitoral nas investigações. 

fonte: Portal do Maranhão/Wendel Oliveira