sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Explosões de bancos aumentam 30% no Maranhão 

por Zeca Soares

O ano de 2015 terminou com o registro de 60 casos de arrombamentos a agências bancárias no Maranhão, 15 a mais do que o registrado em 2015. Do total, as ações aconteceram em 52 dos 217 municípios do Estado. Os dados foram obtidos pelo portal  G1/MA com base no cruzamento de informações do Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA) e Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

Dos 52, oito municípios tiveram dois casos de arrombamentos. São eles: Amarante do Maranhão, Carolina, Fortaleza dos Nogueiras, Joselândia, Mirinzal, Presidente Sarney, São Mateus e Timbiras.

As cidades de Afonso Cunha, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Buriti, Buriticupu, Buriticupu, Cajapió, Capinzal do Norte, Central do Maranhão, Esperantinópolis, Governador Edson Lobão, Grajaú, Guimarães, Humberto de Campos, Imperatriz, Lago do Junco, Lima Campos, Mata Roma, Matinha, Matões do Norte, Matões, Montes Altos, Monção, Nova Olinda, Olho-d’Água das Cunhãs, Passagem Franca, Paulo Ramos, Pedro do Rosário, Penalva, Pio XII, Santa Rita, Santana do Maranhão, Santo Antônio dos Lopes, Senador Alexandre Costa, São Benedito do Rio Preto, São Francisco do Brejão, São João Batista, São João do Sóter, São Pedro d’Água Branca, Tasso Fragoso, Timon e Vitória do Mearim também registraram ações do tipo.

A mais recente ação aconteceu em Afonso Cunha, na região leste do Maranhão, a 400 km de distância de São Luís, onde seis bandidos explodiram uma agência do Bradesco.

O maior número de agências danificadas pela ousadia dos criminosos é do banco Bradesco (30), seguido pelo Banco do Brasil (28). Apenas em um dos casos, o Seeb-MA não soube informar a qual banco pertencia a agência danificada.
Aumento nos casos.

Segundo a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), os casos de arrombamentos a agências bancárias no Maranhão tiveram aumento de 30% em 2015, se comparados com os dados de 2014.

Segundo o Seeb-MA, em 2015, foram 95 ocorrências incluindo casos de assaltos a banco, arrombamentos e saidinhas bancárias, contra 75 registrados em 2014.