sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Lançada no Maranhão a campanha contra o Aedes Aegypti 


O Ministério da Saúde e o Governo do Maranhão lançaram, oficialmente, a campanha contra o Aedes Aegypti no estado. O lançamento oficial da ‘Campanha de enfrentamento ao Aedes Aegypti no Maranhão’, foi feito na manhã desta sexta-feira (8), no auditório do Palácio Henrique de La Roque.

O evento foi, ainda, um encontro de articulação para fortalecimento de ações de combate a esse vetor e reuniu o governo federal e estadual, autoridades políticas e representantes municipais para discutir a grave situação da saúde pública do país devido à proliferação do mosquito.

“Essa mobilização só terá utilidade se cada um voltar para os seus municípios e colocar em prática todas as ações de combate que foram apresentadas aqui. O governo Flávio Dino tem se colocado como parceiro dessa luta para fornecer estrutura e acompanhar se, de fato, as medidas têm sido praticadas”, ressaltou o governador em exercício, Carlos Brandão, durante o lançamento oficial da campanha.

O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, ressaltou que todos os gestores públicos e a população precisam unir esforços e as ferramentas necessárias para combater e destruir os criadouros do mosquito.

“Só tem uma maneira de combater o mosquito, não deixando ele nascer. E isso se faz acabando com os criadouros. Portanto, é uma luta conjunta e de interesse de todos”, afirmou o ministro da Saúde, resumindo a principal maneira de acabar com o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

A necessidade desse fortalecimento das ações se dá, principalmente, pelo aumento da ocorrência de casos de microcefalia, que no Brasil aponta para 3.174 confirmados e no Maranhão 105 casos.