quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Assembleia Legislativa presta homenagem a três ex-presidentes da Casa durante solenidade de 181 anos 

Agencia Assembleia

Os ex-deputados João Evangelista (in memoriam), Marcelo Tavares e Arnaldo Melo foram os principais homenageados, na manhã desta quinta-feira (25), durante a solenidade de comemoração dos 181 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão e dos cinco anos de implantação da TV Assembleia.

Na cerimônia, realizada no Auditório Fernando Falcão, o primeiro homenageado foi o ex-deputado João Evangelista, idealizador do projeto de criação da TV Assembleia Legislativa do Maranhão. Uma placa em homenagem ao saudoso ex-deputado, que faleceu no mês de maio de 2010, foi entregue pela ex-deputada Cleide Coutinho ao filho do ex-parlamentar, deputado Neto Evangelista (PSDB), atual secretário de Estado de Desenvolvimento Social.

Ao receber a homenagem, o deputado licenciado Neto Evangelista agradeceu o reconhecimento feito ao seu pai: “Tenho orgulho de estar nesta Casa, neste momento, representando aqui o meu pai, e venho lhes expressar meu agradecimento e de toda a nossa família por este reconhecimento ao esforço do meu pai na luta pela implantação de uma TV pública para divulgar as ações do Parlamento do Maranhão”, declarou Neto Evangelista.

A placa de homenagem ao ex-deputado Marcelo Tavares, atual secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), que presidiu a solenidade comemorativa dos 181 anos de instalação do Parlamento estadual maranhense.


Ao receber a homenagem, o ex-deputado Marcelo Tavares lembrou as dificuldades que, investido no cargo de presidente da Assembleia Legislativa, enfrentou para instalar a TV Assembleia, por ele inaugurada no dia 27 de janeiro de 2011.  Marcelo Tavares frisou que hoje, antes de tudo, a TV Assembleia é instrumento fundamental de cidadania no Maranhão.

“Este é talvez o maior ganho da TV Assembleia: ter se consolidado como um instrumento de promoção da cidadania. E a nossa alegria é maior ainda porque, depois do nosso trabalho, acrescido dos esforços de Arnaldo Melo e do atual presidente da Casa, Humberto Coutinho, que é um democrata, acima de tudo, a TV Assembleia entrou num caminho irreversível”, comemorou Marcelo Tavares.   


ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

O ex-deputado Arnaldo Melo recebeu a placa de homenagem das mãos de sua filha, a deputada estadual Nina Melo (PMDB). Ao fazer o uso da palavra, Arnaldo Melo falou de sua luta para implantar o Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, inaugurado em 2014, que reúne os setores de TV, Rádio e Agência Assembleia em um único e amplo espaço físico.

Em seu pronunciamento, Arnaldo Melo destacou a importância do acordo de cooperação técnica que a Assembleia Legislativa do Maranhão celebrou para a implantação da TV e da Rádio Senado em São Luís.


Arnaldo Melo salientou que, graças a este acordo, surgiu a oportunidade de a TV Assembleia entrar no ar em sinal aberto, por meio de uma subcanalização digital. Conforme o acordo, o Senado passou a colocar à disposição da Assembleia Legislativa do Maranhão os equipamentos necessários à retransmissão local do sinal da TV Senado.

Durante a solenidade, uma placa comemorativa também foi entregue ao deputado federal Victor Mendes (PV), na pessoa de seu assessor Valber Leal, que recebeu a homenagem das mãos do senador Roberto Rocha (PSB).