sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Na abertura do Carnaval 2016 em Caxias, Bloco "As Marias" arrasta milhares de pessoas no Corredor da Alegria 


Na noite desta quinta-feira (4), cerca de 5 mil pessoas caíram no tradicional arrastão do bloco “As Marias”, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Logo no primeiro dia da “Folia de Caxias - Carnaval Cada Vez Melhor”, a Prefeitura mostrou toda uma organização e estrutura montada para atender o folião durante o período carnavalesco na Princesa do Sertão.

A Avenida Alexandre Costa, a “Avenida da Folia”, conta com um espaço para ajudar o brincante na área da saúde, caso ele precise de procedimentos médicos. “A ideia desse local é evitar que lote o hospital com pequenos casos, incidentes, e também que a pessoa não seja privada de se divertir no Carnaval por algum procedimento simples que podemos resolver aqui”, explicou a coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Aurilívia Barros.

A segurança também foi preocupação da Prefeitura. Além da Polícia Militar, mais 200 homens foram disponibilizados para garantir a tranquilidade aos participantes da festa momesca. “Nós deslocamos para cá, em comunhão de esforços com outras instituições, uma quantidade suficiente de policiais, de guardas, seguranças particulares, equipe do Corpo de Bombeiros, enfim, toda uma estrutura compatível com o evento", destacou o secretário de Segurança Pública, Silvínio Rocha.


Quem se dirigiu até a "Avenida da Folia", gostou da organização. O folião Bina Assunção, que foi acompanhado de sua esposa, é exemplo disto. "Notamos que a Prefeitura de Caxias tem se empenhado muito, com a Secretaria de Cultura, para que esse evento ocorra em paz e harmonia, sem nenhum problema”, disse ele.

Ao som do Trio Cometa, puxado por Walkiria Estarley, vocalista da Farra da Gordinha, o bloco “As Marias” fez uma multidão tirar o pé do chão. "Recebemos na avenida diversas famílias, homens, mulheres, jovens. Esse é um ótimo esquenta para o início do carnaval”, enfatizou o secretário de Cultura, Léo Barata.


Este ano, o dinheiro arrecadado com a venda dos abadás do bloco "As Marias" será usado para melhorar a sede da Associação dos Deficientes Físicos de Caxias (ADEFIC).

Além da proposta beneficente, segundo o prefeito Leo Coutinho, que fez questão de acompanhar o evento, a festa é importante também para aquecimento da economia local. “Caminhamos pela avenida e vimos os ambulantes, os comerciantes empolgados. Sabemos que o país está em crise e Caxias também está inserido nesse contexto. Mas nos preocupamos com o futuro do comércio de Caxias. Soubemos que todos os hotéis estão lotados. Isso nos anima, em proporcionar uma alegria na cidade e, paralelo a isso, fortalecer todo o comércio. A população ganha com isso, pois o dinheiro fica aqui”, lembra o gestor municipal.

as informações são da ASCOM