segunda-feira, 7 de março de 2016

Deputados participam de inauguração do Instituto Estadual da Educação, Ciência e Tecnologia 

Agencia Assembleia

O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (7), três unidades do Instituto Estadual da Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A Assembleia Legislativa prestigiou o evento, que contou ainda com a participação do ministro da Educação, Aloisio Mercadante, que ministrou a aula magna de inauguração da unidade.

Em São Luís, o Instituto funcionará no antigo Colégio Marista, no Centro. O IEMA também terá unidades nos municípios de Bacabeira e Pindaré Mirim, dando início à Rede Estadual de Educação Profissional e Tecnologia do Maranhão.

Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, a proposta é implantar o IEMA em 23 municípios até 2018, oferecendo à sociedade a estrutura para alcançar os três pilares fundamentais da educação, que é o ensino, a pesquisa e a extensão. “Não vai ser apenas uma escola de excelência, mas uma rede de escolas bem equipadas com tudo o que é necessário para a qualidade da educação e, sobretudo, em tempo integral”, completou.

O ministro Aloisio Mercadante destacou a proposta inovadora do IEMA, que será fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. “É preciso ressaltar a qualidade das instalações, a história que a instituição já carrega e que agora está dando um grande salto de qualidade, com uma estrutura pedagógica inovadora e que vai contribuir para o desenvolvimento do Maranhão”, completou.

O vice-presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), que na ocasião representou o presidente da AL, Humberto Coutinho (PDT), o Legislativo tem dando atenção especial aos projetos de desenvolvimento e aprimoramento da educação no estado. “Pela Assembleia passaram os projetos de lei do Executivo que criaram o IEMA e o Legislativo tem dado prioridade e atenção especial a esses projetos”, disse.

Estiveram presentes também os deputados Rogério Cafeteira (PSC), Zé Inácio (PT), Levi Pontes (SD), Cabo Campos (DEM) e Fernando Furtado (PCdoB).

SOBRE O IEMA

O IEMA foi criado no dia 02 de janeiro de 2015, pelo governador Flávio Dino, com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado. O modelo de ensino integrado se espelha em outros que estão dando certo em estados como Ceará e Pernambuco, embasado na forma integral do trabalhador, prevista na Lei n° 11.741/08 e na Resolução 120/2013-CEE.

A unidade do Instituto em São Luís está oferecendo os cursos de Eventos, Informática, Meio Ambiente e Serviço Jurídico, com 40 vagas para cada curso. Em Bacabeira, os alunos vão cursar Administração, Logística e Mineração, que somam 198 vagas. Já para a unidade de Pindaré Mirim foram ofertadas 120 vagas, distribuídas entre os cursos de Agropecuária, Recursos Pesqueiros e Serviços Jurídicos.