sábado, 9 de abril de 2016

Manilha na praça da Chapada é possivel foco do Aedes aegypti 


O internauta Leandro Oliveira enviou para o WhatsApp – 98132-1889 – do Blog do Irmão Inaldo nesta sexta-feira (8), uma foto que mostra um possível foco do mosquito Aedes aegypti na praça da Chapada.

O flagrante mostra uma manilha (tubo de concreto) com agua acumulada e parada em condições favoráveis para desenvolvimento do Aedes, que é responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e do vírus da zika.

Em 2016, até a 12° semana epidemiológica, foram notificados no Maranhão 983 casos da chikungunya, com 331 confirmações por sorologia. Enquanto isso, 496 notificações de zika foram registradas até o fim de março, com 220 casos confirmados clinicamente. O número de casos notificados de chikungunya no ano passado era de 434, com 138 foram confirmações.

Em Caxias os agentes de endemias com a colaboração de atiradores do Tiro de Guerra estão realizando buscas minuciosas semanalmente para acabar com criadouros, com aplicações de larvicidas nas caixas d’águas, inclusive nas que são encontradas tampadas.