quinta-feira, 5 de maio de 2016

Humberto Coutinho participa do lançamento da campanha Maio Amarelo em prol da segurança no transito  

Agencia Assembleia 

Um mês inteiro de mobilização em prol da segurança no trânsito. É esse o objetivo da campanha ‘Maio Amarelo’, lançada nesta quarta-feira (4) pelo Governo do Estado. O presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), e outros parlamentares prestigiaram a iniciativa, que, além de São Luís, deve se estender por mais 70 municípios do Maranhão.
Coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o movimento Maio Amarelo é uma campanha criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, que passou a ser realizada no Maranhão desde o ano passado. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
Este ano, a campanha vem com o tema Eu sou mais um por um trânsito mais humano’. Durante todo o mês serão realizadas ações educativas, palestras em escolas públicas e particulares, passeio ciclístico, caminhadas, entre outras mobilizações. “Nosso planejamento é que até o final de 2017 a campanha se estenda a todos os 217 municípios do estado. Todas as nossas ações programadas são para chamar a atenção para o número de mortos e sequelados no trânsito”, destacou Larissa Abdalla, diretora geral do Detran.
O presidente da AL, deputado Humberto Coutinho, frisou que a mobilização é fundamental para a redução da violência no trânsito. “É uma guerra e uma batalha que precisamos batalhar para vencer esses índices. Nós esperamos que essa campanha reduza esses números e que seja um sucesso”, assinalou.
PARCERIA
A campanha Maio Amarelo conta ainda com o apoio de parceiros convidados pelo Detran. Prédios públicos do Governo do Estado, o Tribunal de Justiça do Maranhão, a Prefeitura de São Luís e as pontes da cidade receberão iluminação especial em homenagem à campanha.
A Polícia Militar também é um importante ator na mobilização, por meio da Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRV Ind). “Essa campanha visa transformar o trânsito de forma mais segura. O Detran, em parceria com a Polícia Militar, não tem medido esforços para garantir a segurança no trânsito. Temos avançado muito na redução do número de vítimas, sobretudo na fiscalização da Lei Seca, cuja orientação é tolerância zero”, afirmou o major Augusto Magalhães, comandante da CPRV Ind.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputado Júnior Verde (PRB), destacou a importância do apoio do Legislativo a ações como essa. “A Assembleia também abraça a causa é será sempre uma parceira nas iniciativas em favor do povo maranhense. Apesar do trabalho que o Governo do Estado está fazendo para reduzir o número de acidentes, a situação é alarmante e, por isso, faz-se necessário que se envolva toda a sociedade”, completou.
O governador Flávio Dino afirmou que a descentralização da campanha e a parceria entre diversos órgãos são fundamentais para a construção de uma política de trânsito efetiva. “Tenho certeza que com essa ação articulada e conjunta com outros órgãos nós vamos continuar a evoluir nas políticas de trânsito”, disse.
Estiveram presentes também os deputados Levi Pontes (PCdoB), Professor Marco Aurélio (PCdoB) e Rafael Leitoa (PDT).