terça-feira, 3 de maio de 2016

Moradoras da Vila Paraíso são contempladas com serviços da Secretaria da Mulher  


As moradoras do Residencial Vila Paraíso foram contempladas com dois projetos da Secretaria de Políticas para as Mulheres: a segunda etapa do curso “Casa da Mulher Caxiense” e “Mulheres em Ação”. A aula inaugural dos programas aconteceu nesta segunda-feira (2), na sede do anexo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Cerca de 150 mulheres se inscreveram nos programas, que acontecem três dias na semana na Vila Paraíso. A secretária da Mulher, Liana Coutinho, esteve na aula inaugural e falou da importância da participação das moradoras. “Através desses programas, a política da mulher aproxima, promove a igualdade de gênero, o empoderamento, o fortalecimento da mulher caxiense”, destacou.

A segunda etapa do curso “Casa da Mulher Caxiense”, no residencial, tem como objetivo capacitar mulheres com idade a partir dos 18 anos, para atuar nas áreas da construção civil, nas funções de pedreira, instaladora elétrica e hidráulica. “Essa é uma ótima oportunidade da mulher se qualificar para o mercado de trabalho”, afirma o professor de Construção Civil Karllyson Moura.


Uma turma de pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (Facema) contribuirá com o curso com o intuito de dinamizar as atividades.

Mulheres em Ação

Com a Vila Paraíso, o Mulheres em Ação completa 23 polos na cidade. Ao todo, são 2.673 mulheres, a partir dos 18 anos, que recebem aulas de aeróbica e Zumba, além de atendimentos psicológico, jurídico e de assistência social.

Segundo a dona de casa Jaqueline Rodrigues, “o programa Mulheres em Ação é uma forma de tirar a mulher do sedentarismo e levar mais saúde”. Para Roseane Medeiros, “uma oportunidade de elevar a autoestima”. Como bem afirma também a instrutora Paula Sousa: “Quando elas estão felizes, elas ficam naturalmente bonitas. E o importante é isso, se sentir bem consigo”.

AS INFORMAÇÕES SÃO DA ASCOM