terça-feira, 26 de julho de 2016

Homenagem ao médico Fernando Vieira Chaves 

Magnifica fachada principal da UPA de Caxias (foto Ag. Assembleia)  
A presidente da Câmara Municipal de Caxias, vereadora Ana Lucia Ximenes, foi autora do Projeto de Lei que deu o nome do médico Fernando Vieira Chaves à UPA - Unidade de Pronto Atendimento de Caxias, localizada na Avenida Pirajá e inaugurada na ultima quinta-feira (21). Nascido em 1940, Dr.Fernando  faleceu em maio de 1984, aos 43 anos de idade, vitimado por um câncer no pulmão. Era filho do agropecuarista e fiscal fazendário, Anísio Vieira Chaves com dona Lais Coelho Chaves. Dr. Fernando era casado com a senhora Fátima Castro e pai de quatro filhos.  

Humberto Coutinho e autoridades no descerramento da placa de inauguração  
Formou-se em Medicina na cidade de Salvador - BA e iniciou sua vida profissional em Caxias, com o amigo e também médico, hoje presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho. Os dois (Fernando Chaves e Humberto Coutinho) deram início à jornada de trabalho pela implantação da Casa de Saúde e Maternidade de Caxias. Foi um pediatra dos mais renomados  na região. Na década de 80, em 1982, ingressou na vida publica, disputou uma vaga na Câmara e naquele pleito foi eleito como um dos vereadores mais votados. Em 1983, no exercício do mandato, a doença foi descoberta e ele teve pouco tempo para desempenhar a função de parlamentar na Casa do Povo. 

A presidente da Casa, Ana Lucia Ximenes, foi muito feliz na escolha, e também os demais vereadores que aprovaram o PL que deu nome a UPA, homenageando o grande médico caxiense e ex-vereador, Fernando Vieira Chaves.