quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Aldeias Altas: jovens arriscam a vida em "rachas" 

Conhecidas como rachas ou pegas, as corridas e manobras acontecem sempre aos domingos com hora marcada e em ponto pouco movimentado, em frente ao Residencial Gonçalves Dias no local destinado pra ser o Distrito Industrial de Aldeias Altas. Ontem à noite, um internauta que pediu para não ter seu nome identificado, enviou o vídeo da aventura para a reportagem do Blog. Ele denuncia que além dos rachas feitos por motos, diz o denunciante que os jovens bebem, colocam em risco suas vidas e a de terceiros.
As imagens mostram a largada ocorrida e a intensa movimentação em uma das pistas do Distrito Industrial. Ainda segundo o jovem, as motos chegam a uma velocidade de 120 e até 160 km por hora, dependendo da potência do motor. A diversão proibida e perigosa acontece sem nenhuma fiscalização do trânsito ou da Policia Militar. 
Outro internauta afirmou que os pegas são marcados por telefone. Os jovens desafiam as leis e arriscam a vida pelo simples prazer de apertar fundo o punho do acelerador.
O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO:


Desde de abril de 2013 que a prática de rachas em via pública é considerada crime. A principal novidade em relação ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) atual é a introdução da pena de reclusão para os agravantes que possam ocorrer na prática do racha, mesmo que o agente não tenha desejado o resultado nem assumido o risco de produzi-lo.


No caso de morte ocorrida em decorrência do racha, a pena será de reclusão de 5 a 10 anos, sem prejuízo de outras penas. No texto aprovado pela Comissão de Viação e Transporte, era de 5 a 15 anos.

Para a lesão corporal grave, a pena será de 3 a 6 anos, em vez de 3 a 8 anos como aprovado pela comissão.
Veja o vídeo editado por Francisco Cesar