quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Hospital Regional de Caxias realiza primeira cirurgia reparadora de mamas 

“Desde adolescência a minha autoestima era baixa, tinha vergonha de sair de casa, usava roupas folgadas e sutiã no formato de amamentação. Tudo isso por causa do volume dos meus seios. Com o passar dos anos, minha coluna foi ficando torta e as dores intensas. Ombros e pescoço doíam todos os dias e não tinha posição ou remédio que passasse. Foi então, que resolvi não sair mais de casa e a depressão tomou conta de mim”. Este é o relato de Silmara Sousa, de 35 anos, paciente que realizou a primeira cirurgia plástica redutora de mamas, conhecida também como mamoplastia, no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão.
Desde que inaugurou, em janeiro deste ano, o Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão atende pacientes vítimas de acidentes, lesões, defeitos congênitos ou adquiridos, que necessitam de cirurgias plásticas reparadoras e também casos como o de Silmara, as mamoplastias indicadas em situações graves que afetam outras partes do corpo e comprometem os movimentos. Mais de dez cirurgias reparadoras são realizadas por mês, sendo a maioria dos casos decorrente de acidentes de trânsito ou sequelas cirúrgicas.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, a disponibilização do serviço na unidade permite mais agilidade na recuperação de pacientes que apresentam lesões mais sérias. “Os macrorregionais dispõem de estrutura abrangente e oferecem uma cartela de serviços e especialidades maior, justamente para atender maior contingente populacional e permitir recuperações mais complexas, anteriormente impossíveis na rede pública de saúde, evitando deslocamentos para outros municípios”, disse.
A cirurgia plástica reparadora busca aprimorar ou recuperar funções do organismo e, ainda, restabelecer a forma original da parte do corpo lesionada. Além da parte estética, o procedimento resgata a autoestima do paciente. A paciente de mamoplastia, Silmara Sousa, elogiou o tratamento e a rapidez no procedimento cirúrgico do Hospital de Caxias. “Ao saber da gravidade em que se encontrava minha coluna, a equipe médica tratou logo de providenciar os exames pré-cirúrgicos. Fui muito bem tratada, recebi também apoio psicológico, pois não consegui nem me olhar no espelho”, afirmou Silmara.
A mamoplastia redutora é indicada para pacientes com mamas excessivamente grandes, com assimetria entre as mamas ou com mamas nem tão grandes, mas que querem diminuir o volume. O objetivo da cirurgia de redução de mamas é melhorar o formato dos seios, reposicionando o tecido mamário, corrigindo a flacidez e reduzindo as medidas. Na paciente Silmara, 1,7kg de mama foi retirado dos dois seios.
Indicações para a cirurgia de redução de mama
-Dores nas costas
-Dores no pescoço ou nos ombros
-Alteração na postura
-Dificuldade para realizar atividades físicas
-Suor excessivo e infecções na pele sob os seios
-Excesso de atrito entre as mamas

fonte - SECOM