terça-feira, 27 de setembro de 2016

Pesquisa não divulgada confirma crescimento de Léo Coutinho 

do Portal 45 Graus

No dia 16/09 foi divulgada a última pesquisa realizada pelo Instituto Escutec, onde a vantagem do candidato Léo Coutinho (PSB) atingiu o patamar de 18 pontos percentuais sobre o candidato Fábio Gentil (PRB). A campanha do oposicionista vem perdendo fôlego na reta final de campanha, conforme as últimas pesquisas registradas e regularmente divulgadas.
Na divulgação da última pesquisa já constava no site do TSE uma pesquisa realizada pelo Instituto DATA AZ, registrada desde 06/09 e liberada para divulgação desde o dia 12/09. No entanto, não constava em qualquer meio de comunicação a divulgação dos resultados aferidos pelo instituto piauiense. O registro foi feito sob protocolo MA­08559/2016 e entrevistou 415 caxienses entre os dias 07 e 08 de setembro em bairros da zona urbana e rural. A pesquisa tem margem de erro de 4,8%
Segundo o registro, a pesquisa foi contratada por JOSÉ AUGUSTO PEREIRA NETO – ME, empresa de propriedade de Augusto Neto, um dos mais notórios apoiadores da candidatura de Fábio Gentil. Até então, somente pesquisas contratadas e divulgadas por órgãos alinhados à candidatura de Léo Coutinho eram divulgadas e constantemente criticadas pelos apoiadores de Fábio Gentil, que não aceitavam os resultados divulgados. A credibilidade dos institutos de pesquisa chegou a ser questionada por blogueiros e emissoras alinhados com a candidatura de Fábio.
No entanto, sendo a primeira pesquisa contratada por um dos mais próximos apoiadores da candidatura de Fábio Gentil, porque não foram divulgados os resultados?

Justiça libera pesquisa 'escondida' pela oposição

A resposta para esta dúvida só foi possível por meio da intervenção da Justiça Eleitoral. A Coligação "A Mudança Continua", do candidato Léo Coutinho, acionou a Justiça Eleitoral, requerendo o acesso à pesquisa. Sendo a pesquisa registrada, seus dados são de domínio público, conforme estabelecido pela legislação eleitoral. Tendo sido atendido o pedido da coligação, os resultados revelados não foram nenhuma surpresa.
Mesmo tendo sido realizada em período anterior à pesquisa do instituto ESCUTEC, os números resultantes do levantamento realizado pelo DATA AZ revelam um padrão da evolução das candidaturas. Confira no quadro abaixo:

PESQUISA AMOSTRAGEM – Divulgada em 18/08 – Protocolo n.º 1592/2016

LEO – 43,5
FÁBIO – 36,25

PESQUISA  ESCUTEC – Divulgada em 31/08 – Protocolo n.º 2466/2016

LEO – 49,2
FÁBIO – 36,8

PESQUISA DATA AZ – Liberada para divulgação desde 12/09 – Protocolo n.º 85559/2016

LEO – 44,32
FÁBIO – 33,25

PESQUISA ESCUTEC – Divulgada em 16/09 – Protocolo n.º 2954/2016

LEO – 52,8
FÁBIO – 34,5

DataAz confirma tendência de crescimento de Léo Coutinho

Conforme consta nas últimas pesquisas divulgadas e, agora, com esta feita pelo DataAz, percebe-se que, enquanto o candidato Fábio Gentil teve uma variação dentro da margem de erro registrando inicialmente 36,25% em 18/08; 34,5% em 16/09, o candidato Léo Coutinho mostra clara evolução sendo que em 18/08, foi registrado 43,5% e em 31/08 chegando a 52,8% na aferição realizada em 16/09.
Os números mostram a consolidação do candidato a reeleição na liderança da disputa eleitoral, provado, agora, pela pesquisa contratada por seu adversário.

Rejeição: Fábio Gentil lidera

O questionário do DataAz também avaliou a rejeição dos candidatos a prefeito de Caxias. No levantamento, o candidato da oposição, Fábio Gentil (PRB) aparece como o mais rejeitado pelos caxienses, com 41,69%. Em seguida aparece o candidato Léo Coutinho (PSB) com 32,29%. Não sabe/não opina 17,83% e não rejeita nenhum, brancos e nulos tem 8,19%. Este foi, talvez, o ponto mais questionado pela militância nos resultados das últimas pesquisas, confirmado pelo levantamento do Data Az.

Gestão Léo Coutinho bate 53% de aprovação, diz DataAz

A pesquisa do DataAz avaliou a gestão do atual prefeito, Léo Coutinho em Caxias. A atual gestão apareceu com 53,49% de aprovação. Outros 38,31% disseram não aprovar a gestão do atual prefeito. Indiferentes somaram 3,86%, não sabe/ não opina 4,34% dos entrevistados.

Oposição é pega de surpresa

A divulgação da pesquisa realizada pelo Instituto DATA AZ pega a base aliada do candidato Fábio Gentil de surpresa. Até então sempre demonstrando incredulidade sobre as pesquisas já divulgadas, onde o candidato Leo Coutinho sempre aparecia com crescente vantagem, os aliados do “Cabeludo” viam na pesquisa contratada por um de seus mais destacados apoiadores a esperança de ver confirmada a vantagem tão alardeada por seu candidato.
O que os eleitores de Fábio Gentil não sabiam, até então, é que, para ocultar um resultado desfavorável, foi determinada a não publicação da pesquisa. Na reta final da campanha, este é mais um tropeço da campanha da anunciada e festejada união das oposições de Caxias.

Grupo Gentil/Marinho coleciona tropeços durante campanha

Já no início da campanha, a formação das coligações e a indicação da candidata a vice-prefeita foram questionadas perante a Justiça Eleitoral. Tais ações resultaram na renúncia da candidata a vice, Maiza Marinho e na exclusão do PSOL das coligações de apoio ao candidato Fábio Gentil, sob acusação de falsificação das atas da convenção. Diante da renúncia de Maíza Marinho, foi apresentada a candidatura de Paulo Marinho Jr, o Paulinho.
Esta candidatura foi também questionada na justiça, só sendo liberada após a comprovação de quitação e parcelamento de inúmeros débitos existentes com a Justiça Eleitoral e a Receita Federal. O registro de pesquisa eleitoral e sua posterior não divulgação tem sido considerado por vários observadores políticos como um ato de amadorismo.