sábado, 29 de outubro de 2016

Ex-jogadora de basquete Iziane pousa para calendário Preciore 2017 


Doze mulheres posaram para um calendário do projeto Preciore 2017 com o objetivo de arrecadar fundos e ajudar instituições que cuidam das mulheres com câncer, além de reforçar a autoestima das mulheres nessas condições. Dentre ela, a atleta Iziane Castro, que foi fotografada com a mãe, porque o tema do próximo ano é “Força Materna”.
Depois de jogar no Osasco, em São Paulo, e passar pelas categorias de base da seleção, entrou para o time adulto aos 19 e, em menos de três anos, foi quarta colocada nos Jogos de Atenas 2004. Nascida e criada em São Luís, a maranhense passou 11 anos no exterior. Atuou em clubes da WNBA, a liga americana, como Seattle Storm, Miami Sol, Phoenix Mercury e Atlanta Dream, e em outros na Espanha, França, Rússia, Letônia e Polônia. Na temporada passada da Liga de Basquete Feminino (LBF), a ala de 34 anos ajudou o Sampaio Corrêa a conquistar o título inédito e foi eleita a melhor jogadora das finais contra o Corinthinans/Americana. Mas, apesar de estar em plena forma, Iziane admite que o cansaço foi determinante para a sua aposentadoria.
Ela já se despediu de seu time e vestiu a amarelinha pela última vez na derrota para a Turquia, no sábado, na derradeira rodada pela fase de grupos da Olimpíada do Rio. Embora o Brasil tenha sido eliminado sem vencer nenhum jogo, Iziane foi uma das mais constantes do grupo, com média de 15.8 pontos, 4.2 rebotes e 3.6 assistências. No jogo do adeus, vencido pelas turcas por 79 a 76, ela anotou 22 pontos, deu oito assistências e pegou seis rebotes.
DETECÇÃO PRECOCE
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Mamografia é uma radiografia das mamas feita por um equipamento de raios X chamado mamógrafo, capaz de identificar alterações suspeitas.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.
No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde – assim como a da Organização Mundial da Saúde e a de outros países – é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.
fonte: Márcio Henrique