quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Plenário da Assembleia Legislativa aprova projeto que homenageia o líder da Balaiada, Negro Cosme    

Agencia Assembleia 

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou na sessão quarta-feira, 19, o projeto de lei nº 237/15, de autoria de autorias dos deputados Marco Aurélio (PCdoB) e Cabo Campos (DEM), que designa o dia 17 de setembro como data comemorativa a Negro Cosme, que foi o grande líder da Balaiada, no Maranhão.
Ao justificar o projeto que agora segue para sanção do governador,  os deputados destacaram que em 1830, já alforriado, Negro Cosme foi preso em São Luís, por ter assassinado Francisco Raimundo Ribeiro. “Ele fugiu da prisão e, após um período em que pouco se sabe sobre sua vida, se torna líder de quilombos e passa a ser conhecido em 1839 por alguns incidentes provocados por negros na Vila de Itapercuru-Mirim”, disseram os deputados.  
Balaiada
Em dezembro do ano anterior o movimento conhecido como Balaiada eclodiu no Maranhão a partir da invasão da cadeia da Vila da Manga, por Raimundo Gomes. Com a adesão de Manuel Francisco dos Anjos Ferreira, conhecido como Manuel Balaio, o movimento se expandiu e, após o cerco e tomada da cidade de Caxias, se expandiu para o estado do Piauí.
Com a repressão efetuada por Luís Alves de Lima e Silva, a resistência só pôde ser mantida com o apoio militar de Cosme Bento e seus mais de três mil comandados por Raimundo Gomes nos meses de julho e agosto de 1840. Cosme adotou o título de Dom Cosme Bento das Chagas, Tutor e Imperador da Liberdade Bem-Te-Vi e fundou na fazenda Tocanguira o maior quilombo da história do Maranhão.
No final de 1840 as tropas legalistas atacam o quilombo de Negro Cosme. A promessa de anistia para os não escravos foi um fator que pesou contra a resistência da Balaiada. Após a rendição de Raimundo Gomes em 15 de janeiro de 1841, o movimento é considerado debelado, mas Negro Cosme só é preso no Mearim no dia 14 de fevereiro daquele ano.
Condenado por sublevar escravos e por sua fuga da prisão é morto no dia 17 de setembro de 1842, o grande líder da Balaiada Cosme Bento das Chagas, o Negro Cosme, foi enforcado em frente a Cadeia Pública de Itapecuru-Mirim, hoje Casa da Cultura Professor João Silveira